ENTENDA O QUE É GERAÇÃO COMPARTILHADA DE ENERGIA E QUAIS AS VANTAGENS QUE ELA TE OFERECE

visão panorâmica ilustra o que é geração compartilhada de energia com enormes fazendas solares, repletas de painéis solares

A energia solar é, possivelmente, a mais democrática fonte entre todas as renováveis. Além de ser mais sustentável, ela é mais acessível e possui um leque de possibilidades para que o consumidor seja o dono de sua própria energia.

Aqui no blog já falamos sobre as diferentes modalidades de geração solar e suas diferenças, explicamos o que é geração distribuída (GD) e ainda como é feita a compensação de energia solar. E, entre as possibilidades ofertadas pela GD, a geração compartilhada se apresenta como uma alternativa simples, menos invasiva e, sobretudo, menos burocrática ao consumidor. Você sabe do que se trata?

Então fica com a gente, vamos te explicar no detalhe!

O que é geração compartilhada de energia solar?

A geração compartilhada é uma modalidade da geração distribuída de energia solar que permite que duas ou mais unidades consumidoras (imóveis) possam compartilhar da energia gerada por um mesmo sistema fotovoltaico, desde que sejam atendidas pela mesma distribuidora/concessionária.

Funciona assim: a geração compartilhada permite que um grupo de pessoas se unam em um consórcio ou cooperativa para usufruir da energia gerada por uma fazenda solar instalada distante de seus imóveis (geralmente em uma área rural). A energia gerada por essa “fazenda solar” é injetada na rede da distribuidora e é usada como crédito para abater na conta de luz dos participantes desse consórcio, gerando desconto na fatura.

Este, aliás, é o modelo de trabalho da Sou Vagalume: quem se torna nosso cliente passa a fazer parte de uma comunidade solar, que gera sua própria energia de forma remota. Essa energia limpa e mais barata vai para o sistema da distribuidora e é compensada, permitindo que o cliente tenha acesso a uma energia sustentável e econômica, com desconto na tarifa de energia.

Quando foi criada a geração compartilhada de energia?

A geração compartilhada de energia foi estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da Resolução Normativa 687/2015, três anos após a resolução que colocou a geração distribuída em vigor no país.

Esta Resolução Normativa da ANEEL de 2015 foi um marco importantíssimo para a GD. Ela estabeleceu não somente o que é a geração compartilhada, mas incluiu todas as determinações sobre as modalidades de micro e minigeração distribuída, o autoconsumo remoto, empreendimentos com múltiplas unidades e ainda a compensação de energia solar via créditos.

Qual a diferença entre geração compartilhada e autoconsumo remoto?

É muito natural a confusão entre estas duas modalidades de geração distribuída devido ao fato de que ambas permitem o acesso à energia solar de forma remota. Porém, há uma importante diferença entre elas.

O autoconsumo remoto é uma forma de geração solar compartilhada em que todas as unidades de consumo (UC) pertencem a uma pessoa física ou jurídica. Isto geralmente se aplica a uma pessoa que possui um sistema instalado em sua casa e deseja obter o mesmo benefício para outro imóvel seu, como uma casa de campo ou no litoral. É também bastante comum para empresas que possuem filiais, aplicando a mesma lógica.

O autoconsumo remoto é, portanto, uma extensão do autoconsumo local, e por isso ainda vai ser dependente do projeto contratado para o imóvel original e igualmente precisará do aval dos órgãos competentes.

Já a geração compartilhada dispensa essas demandas. Como explicamos acima, ela consiste na união de diversas unidades consumidoras para usufruir de um mesmo sistema gerador, sem a necessidade de obras ou investimento em um projeto custoso e burocrático.

infográfico ilustra o que é geração compartilhada de energia e suas modalidades: autoconsumo local, autoconsumo remoto e geração compartilhada remota

Podemos dizer que a principal diferença entre geração compartilhada e autoconsumo remoto é a necessidade ou não de instalação de painéis solares nos imóveis e a forma como se dá o acesso a energia solar (pela extensão de um projeto inicial ou a união via cooperativa ou consórcio).

Há, ainda, uma terceira forma considerada “compartilhada”, mas que se distingue das outras duas: os empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, popularmente chamados de condomínios solares. Se enquadram aqui os edifícios que possuem painéis solares instalados no telhado, como prédios residenciais ou conjuntos comerciais. Eles atendem diversas unidades consumidoras sob um mesmo sistema fotovoltaico; esta geração de energia, porém, não é remota.

Leia também: glossário da energia renovável

Quais as vantagens da geração compartilhada de energia solar?

A geração compartilhada se diferencia das demais modalidades de geração solar, principalmente, por ser bastante vantajosa e acessível ao consumidor. Ela não demanda investimento inicial, instalação de painéis no local e nem homologação de projeto, o que, por si só, já poupa uma boa dose de tempo e dinheiro.

Além disso, quem opta pela geração compartilhada também não terá de arcar com custos que agora estão ainda mais elevados devido ao fim da isenção sobre transmissão para quem tem seu próprio sistema solar desde o último dia 7 de janeiro.

Na geração compartilhada, o processo todo pode ser intermediado por uma empresa, como é o caso da Sou Vagalume, livrando o consumidor de qualquer tipo de dor de cabeça com processos burocráticos e afins.

Em maio de 2022, lançamos a websérie A Hora do Sol É Agora, na qual trouxemos especialistas da Sou Vagalume e do Grupo Comerc para falar sobre as modalidades de geração de energia solar e como a geração compartilhada é vantajosa. Confira abaixo:

 

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens da geração compartilhada? Veja nosso infográfico:

o que é geração compartilhada: infográfico mostra as vantagens da modalidade em comparação com o autoconsumo

Como ter acesso à geração compartilhada de energia solar?

Quem é cliente Sou Vagalume tem acesso à geração compartilhada de energia, usufruindo da energia solar, que é mais limpa e barata. Nossas comunidades solares vão gerar energia, que será levada até você com desconto na tarifa graças ao sistema de compensação de energia solar.

Quer entender como isso funciona na prática? Assista o vídeo abaixo!

 

Possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais e quer economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso siteou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.  

Simule a sua economia mensal de energia

Se ainda tem dúvidas, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora!

12502