como-funciona-a-compensação-de-energia-solar

ENTENDA COMO FUNCIONA A COMPENSAÇÃO DE ENERGIA SOLAR E COMO ISSO BARATEIA O CUSTO DA LUZ

A energia solar vive seu melhor momento na história do país. Contamos aqui, na última semana, que a fonte solar fotovoltaica superou a eólica e se tornou a segunda maior fonte na matriz elétrica brasileira.

Muito disso se deve a dois diferenciais: ela é mais limpa e barata, sendo assim mais sustentável e econômica que as demais. Além disso, a energia solar também é menos custosa porque ela pode ser compensada, ou seja, o consumidor tem a possibilidade de pagar apenas por aquilo que ele consome.

Você sabe como funciona a compensação de energia solar? Fique aí para saber tudo sobre o assunto!

 

O que é compensação de energia solar?

A compensação de energia solar é um sistema que permite, por meio de créditos de energia solar, o abatimento de valores da conta de luz para quem gera sua própria energia com painéis solares fotovoltaicos. Para isto, esta geradora de energia (que pode ser um imóvel ou uma fazenda solar) precisa estar conectada à rede de pública de eletricidade (on-grid).

Esse sistema teve início com a resolução 482/20212 promulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que incentivou a geração própria de energia renovável para pessoas e empresas, instituindo os sistemas de micro e minigeração de energia que compõem a Geração Distribuída de Energia.

 

O que são créditos de energia solar?

Os créditos de energia solar são o mecanismo utilizado para se realizar a compensação de energia solar. A energia gerada com os painéis solares que não for utilizada pela unidade consumidora em questão retorna para a distribuidora da sua região, sendo convertida nestes créditos.

Os créditos são medidos em quilowatts-hora (KWh) e, na modalidade de autoconsumo, podem ser deduzidos em contas de luz posteriores. 

como-funciona-a-compensação-de-energia-solar-01

Como funciona a compensação de energia solar?

A compensação de energia solar ocorre quando a produção de energia é maior do que a consumida. Essa energia excedente é injetada na rede pública em troca de compensação perante a distribuidora.

Assim, os créditos de energia solar podem ser utilizados para abater o consumo quando há pouca ou baixa geração solar - como durante a noite ou em dias nublados, devido à baixa insolação - e descontados na conta de luz. Ou seja, uma unidade consumidora (seja ela um imóvel ou fazenda solar) que gera sua própria energia não deixa de receber sua conta, mas ela deverá vir reduzida.

É a compensação de energia solar a principal característica que torna a fonte solar fotovoltaica a mais barata entre as renováveis, uma vez que, no fim das contas, o consumidor só paga de fato pelo que consome, e não há desperdício de energia gerada.

 

Quais modalidade de energia solar podem fazer a compensação?

O sistema de créditos de energia solar beneficia todos os usuários da Geração Distribuída de energia. É a produção própria de energia renovável que permite a injeção de energia excedente junto à distribuidora.

Portanto, podem fazer a compensação de energia solar tanto aqueles usuários que optam pelo autoconsumo (usina própria) quanto àqueles que fazem parte da geração compartilhada, já que ambas estão dentro do escopo de Geração Distribuída. Mas há claras diferenças em como isso funciona para as duas modalidades.

Para os usuários de autoconsumo - ou seja, que possuem painéis solares instalados nos próprios telhados - o relógio instalado no final do processo de cadastro do sistema fotovoltaico instalado vai apontar automaticamente se a unidade consumidora gerou mais energia do que consumiu (ou o contrário).

Caso o consumo seja maior, constará apenas a diferença na fatura mensal, com os créditos já sendo abatidos em forma de kWh. Se a geração de energia foi maior do que o consumo durante o mês, a unidade consumidora recebe o desconto na fatura da mesma forma, além do excedente de créditos em kWh (podendo variar ao longo do tempo), que podem ser usados em até 60 meses.

como-funciona-a-compensação-de-energia-02

Já na geração compartilhada, apesar de os usuários partilham a energia de uma mesma fonte (comunidades solares), o valor descontado da fatura no final do mês também deve variar de um caso a outro, uma vez que o consumo será diferente de acordo com cada residência. De todo modo, ela permite uma diminuição considerável na utilização de eletricidade da rede pública.

 

E como funciona a compensação de energia solar para quem é cliente Sou Vagalume?

A Sou Vagalume se enquadra na modalidade de geração compartilhada. Quem faz sua adesão se torna parte de uma comunidade solar, que vai gerar energia limpa e mais barata em conjunto.

A compensação é feita entre Sou Vagalume e distribuidora; portanto, a energia que chega até o cliente já é compensada (e é por isso que conseguimos oferecer desconto na tarifa de energia).

Quero economizar com energia solar

Possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais e quer economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso siteou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.  

sou-vagalume

Se tiver dúvidas, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora!