DA SOLAR A EÓLICA, SAIBA QUAIS OS TIPOS DE ENERGIA RENOVÁVEL, SUAS CARACTERÍSTICAS E COMO SÃO PRODUZIDAS

quais-tipos-de-energia-renovavel-1

Anteriormente aqui no blog falamos sobre o que são energias renováveis e seu panorama em nosso país. Se há algum tempo dialogar sobre energia renovável era algo distante do dia a dia, hoje é uma prioridade no mundo e, felizmente, esse cenário também vem se tornando realidade do lado de cá.

No Brasil, segundo estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a geração de energia limpa cresceu 6% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período em 2021. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que levanta dados sobre a matriz elétrica brasileira mensalmente, apontou que, após de 2022, as energias renováveis já respondiam a mais de 80% do nosso total em potência elétrica.

quais-os-tipos-de-energia-renovavel-matriz-brasileira

Como podemos ver, as energias renováveis vêm ganhando espaço em nosso quadro de produção elétrica. Entretanto, há diferenças importantes entre cada uma delas e suas fontes, tanto no que diz respeito à sua geração quanto a como chega ao consumidor, assim como custos e impacto no ambiente.

Que tal conhecer mais sobre cada uma delas? Vem com a gente!

Energia hidráulica

É aquela obtida por meio da força da água corrente e das quedas d’água. Ao ser usada para gerar eletricidade, é chamada de energia hidrelétrica.

Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas, transformando a energia potencial da água em energia mecânica que, por meio de geradores, é transformada em elétrica.

Esta energia é a mais difundida entre as renováveis, correspondendo a quase 60% da matriz energética brasileira. Entre suas vantagens estão os grandes reservatórios de acumulação presentes nas usinas, cuja água armazenada pode ser utilizada para abastecer cidades ou irrigar lavouras.

Por outro lado, a produção hidrelétrica tem como aspecto negativo o alto impacto no meio ambiente. As usinas geram intervenção de espaço em grandes áreas e afetam fauna e flora local; por vezes, causam o deslocamento de comunidades ribeirinhas, por exemplo.

Além disso, está sujeita aos períodos de seca, quando sua produção cai de forma drástica e tende a ser compensada por outras formas de energia mais caras e poluentes.

Energia eólica

É a energia gerada pela transformação da força do vento em energia elétrica e a segunda maior fonte de energia renovável utilizada no Brasil.

Sua geração ocorre por meio de turbinas eólicas ou aerogeradores presentes nos chamados parques eólicos, que podem ser instalados tanto em terra (onshore) quanto no mar (offshore). As pás (hélices) das turbinas eólicas giram de acordo com a força do vento; essa força de rotação cria energia mecânica, que é enviada a um gerador elétrico para produção de eletricidade.

Os aerogeradores são produzidos nos mais diversos tamanhos e com diferentes capacidades de potência energética. Algumas turbinas eólicas ultrapassam os 200 metros de comprimento.

A energia eólica é considerada limpa e sustentável, sendo uma das fontes de produção renovável mais difundidas. No entanto, ela está sujeita a períodos maiores de pouca produção, em virtude da inconstância dos ventos.

Há também um impacto ambiental a ser considerado, não somente com a construção dos parques e como afetam ecossistemas de regiões montanhosas e dunas litorâneas, por exemplo, mas também na fauna, com o recorrente risco de animais aéreos chocarem-se contra as enormes turbinas e suas pás.

Biomassa

A energia de biomassa, por sua vez, é produzida pela queima direta de materiais orgânicos (vegetais ou animais) ou dos gases liberados em sua decomposição. É uma das mais antigas fontes de energia renovável.

Nas usinas termoelétricas por biomassa, os materiais são queimados para gerar calor e aquecer água, produzindo um vapor de alta pressão para alimentar as turbinas e os geradores elétricos.

Embora seja um tipo de energia que emite poluentes – as queimas geram CO2 (o chamado gás carbônico, também expelido pelos nossos carros) –, a biomassa é considerada uma fonte renovável pelo reaproveitamento de matérias que seriam descartadas, como madeira e restos de alimentos, e pela possibilidade do reaproveitamento de certos materiais em cultivo, por exemplo.

Energia geotérmica

Também chamada de energia geotermal, é originada pelo calor produzido no interior da Terra, podendo ser utilizada para aquecer casas, empresas, ou para a geração de energia elétrica nas centrais geotérmicas.

Essas usinas usam dutos instalados em perfurações no solo para captar o vapor natural ou gerá-lo injetando água. O vapor então é levado até as turbinas e geradores que produzem a energia mecânica, convertida depois em energia elétrica.

Assim como a biomassa, a fonte geotérmica é considerada renovável pelo uso de um recurso natural abundante – o calor terrestre – mas possui um efeito colateral alto no meio ambiente em razão da emissão de poluentes, além do impacto no solo e custo elevado de manutenção das usinas.

Energia oceânica

É gerada a partir da captação das correntes marítimas e das marés. Se divide em três tipos de energia: ondomotriz, maremotriz e térmica oceânica.

A energia ondomotriz ou energia das ondas gera energia elétrica por meio da movimentação das ondas marítimas. Há diferentes equipamentos para esta geração, mas todos funcionam a base de bombas ou turbinas hidráulicas que são alimentadas pelo movimento captado e geram a energia mecânica que se converte em elétrica.

A energia maremotriz diz respeito ao desnível das marés (energia potencial) e o deslocamento das correntes marítimas (energia cinética). Sua geração é feita por meio de barragens semelhantes às usadas para energia hidrelétrica. No entanto, as turbinas são instaladas no fundo do mar, que usam hélices para captar a energia do deslocamento, a transformam em energia mecânica e a enviam aos geradores para torná-la energia elétrica.

Por fim, a energia térmica oceânica se dá pelo diferencial entre a temperatura quente da superfície e a do fundo do oceano. Para produzi-la, é utilizado um sistema de criação de vapor que alimenta as turbinas para a geração de energia elétrica.

Apesar do enorme potencial, a energia oceânica ainda é pouco utilizada no Brasil e no mundo. Seus equipamentos e tecnologia exigem instalações muito consistentes para resistir a tempestades, além do forte risco de impacto negativo na fauna e flora marinha.

Energia solar

A energia gerada pelo sol divide-se em energia por aquecimento solar, heliotérmica e fotovoltaica. Falamos recentemente aqui no blog sobre a energia solar e cada um destes três tipos 

A fotovoltaica – gerada por meio de painéis solares e que possui caráter mais sustentável – é a energia renovável que mais cresce globalmente. Recentemente, segundo dados da SolarPower, associação europeia do setor, a energia solar fotovoltaica se tornou a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo, atrás somente da hidreletricidade. A estimativa é que, até 2050, se torne a principal fonte energética, inclusive no Brasil. 

A energia solar fotovoltaica tem sido cada vez mais benéfica ao consumidor final tanto no aspecto financeiro como na sustentabilidade (pelo seu baixo impacto ambiental). No nosso último post, apresentamos cada modalidade de geração de energia solar. Não deixe de ler e descubra que, por exemplo, graças ao sistema de geração compartilhada, você não precisa necessariamente ter painéis instalados em sua casa para utilizar a energia solar no dia a dia.  

Qual a melhor energia renovável?

quais-tipos-de-energia-renovavel-2

Como vimos, todos os tipos de energia renovável contribuem, a seu modo, para uma matriz mais sustentável e menos dependente de combustíveis fosseis. No entanto, energias como a da biomassa e a geotérmica geram poluentes; e as gerações hidráulica, oceânica e eólica – em diferentes níveis, é verdade – são custosas e contém um impacto ambiental relevante.

Diante deste cenário, a energia solar fotovoltaica é a que apresenta menor impacto ambiental e que possui modalidades que permitem ao consumidor ser o dono de sua própria energia. 

Com a Sou Vagalume, você tem acesso à energia solar que é gerada em nossas comunidades solares, sem precisar de instalação de painéis em seu imóvel residencial, comercial ou rural. 

Se você está em uma propriedade em Minas Gerais, pode ter acesso à energia solar agora com adesão 100% digital e com até 20% de desconto na tarifa de energia. Veja tudo em nosso site ou clique na imagem abaixo e simule sua economia! 

Simule a sua economia mensal de energia

Não fique com dúvidas: fale com nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

12502