Conheça os tipos de energias renováveis que existem entenda o panorama no Brasil e no mundo

Existem diversos fatores que têm feito com que atualmente estejamos buscando novas fontes de energia e vamos falar das chamadas energias renováveis. 

Água, sol e vento são ótimas alternativas quando se trata de encontrar uma forma de consumo de energia mais consciente, econômica e sustentável. São chamadas de fontes de energia renováveis. 

Então, que tal continuar lendo e descobrir as diferenças entre fontes de energia renováveis e não renováveis?

Close up image of human hand holding electrical bulb in darkness

 

1. O que são fontes de energia?

Podemos dizer que fontes de energia são os recursos utilizados para a produção de algum tipo de energia. 

Estes recursos podem ser naturais ou artificiais e se dividem em dois grupos: 

  • Fontes de energia renováveis 
  • Fontes de energia não-renováveis

Sem falar na diminuição dos custos para o consumidor, que falaremos adiante, mas no próximo tópico vamos abordar um fato que tem contribuído muito para a popularização da energia solar.

As fontes de energia não-renováveis são aquelas que poderão se esgotar num futuro considerado próximo, como por exemplo o petróleo, cujo esgotamento é estimado para algumas poucas décadas.

Isso gera consequências como elevação do preço e de seu caráter estratégico.

Já as fontes de energia renováveis são as que têm origem natural e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente.

As fontes de energia renováveis mais utilizadas são:

  • Sol
  • Água
  • Vento

É importante dizer que as fontes de energia renováveis não são recursos inesgotáveis, como a água, por exemplo.

Agora, vamos começar a mostrar a importância de se utilizar, cada vez mais, fontes de energia renováveis.

2. O impacto das fontes de energia renováveis no meio ambiente

Uma das características do uso de fontes de energia não-renováveis, como combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) é o que acaba gerando em termos de poluição e agressão ao meio ambiente.

Isso, sem falar na energia nuclear, com a possibilidade de se espalhar resíduos radioativos pelas proximidades das instalações e levando muito tempo para perderem sua radioatividade.

Apesar das usinas nucleares serem menos poluentes que as usinas termelétricas, a radioatividade gera polêmica quanto a sua utilização.

Em razão disso, é cada vez maior a necessidade de se produzir energia de maneira segura para as pessoas, sem agredir o meio ambiente, sendo perceptível como é muito mais benéfico o uso de fontes de energia renováveis.

Tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade.

3. A evolução do uso de fontes de energia renováveis no mundo

Podemos dizer que ainda estamos caminhando lentamente no sentido de usar as fontes de energia renováveis, mas com boas perspectivas para o futuro.

E a boa notícia é que não se trata de um futuro tão distante assim!

Podemos dizer que a busca de energia por meio de fontes renováveis já despontam como tendência em algumas nações, tendo inclusive empresas que carregam a bandeira da sustentabilidade e a preocupação com as próximas gerações.

Um excelente exemplo do que acabamos de dizer é a Inglaterra, que no ano de 2019, pela primeira vez em sua história consumiu mais energia elétrica de fontes renováveis do que as derivadas de combustíveis fósseis.

Especialistas do mercado de energia estão otimistas e afirmam que até 2030, fontes de energia limpa devem substituir as não-renováveis em todo o mundo.

Eu sei o que você deve estar se perguntando e vamos tratar deste assunto no próximo tópico, continue lendo e você vai descobrir.


Simule a sua economia mensal de energia


4. E no Brasil, qual é o panorama do uso de fontes de energia renovável?

Apesar de estarmos ainda bem longe de aproveitar toda a nossa capacidade de produzir energia limpa, a perspetiva para o Brasil é bastante otimista!

Podemos nos tornar o primeiro país a utilizar 100% de energia renovável.

Apesar de 60% da energia renovável utilizada no Brasil ser proveniente de energia hidrelétrica, os especialistas se baseiam em fatos científicos para demonstrar o potencial das outras 3 fontes de energia renováveis além da hidrelétrica (eólica, solar e biomassa).

No caso da energia solar, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),o Brasil recebe mais de 2.200 horas de irradiação solar por ano.

Se tudo isso fosse aproveitado por painéis fotovoltaicos e convertido em energia elétrica, seria o equivalente a 15 trilhões de megawatts.

E no caso da energia solar, ainda tem um fator que nos dias de hoje, faz toda a diferença na nossa vida.

Você já deve saber do que estamos falando, então conclua a leitura para descobrir como economizar na sua conta de luz utilizando a energia solar.

5. Quer simular a sua economia na conta de luz?

Economizar na conta de luz por meio da energia solar já é uma realidade. 

E se você acredita que precisa fazer grandes investimentos ou ter gastos constantes em manutenção, podemos afirmar, com toda a certeza, que já existem alternativas para isso. 

Mas primeiro, você pode clicar aqui para simular a economia na sua conta de luz

E aqui, você pode saber mais sobre como podemos te ajudar a fazer essa economia de forma simples e prática! 

E se quiser conhecer mais sobre energia solar, continue navegando pelo nosso blog ou assine a nossa Newsletter.

 

Conclusão

O que você achou do artigo?

Esperamos que você tenha gostado e o mais importante: a energia solar está ao seu alcance, com todos os benefícios que você viu aqui.

Você pode clicar aqui para falar com um especialista e descobrir como a energia solar pode ser utilizada na sua casa, na sua empresa ou condomínio.

E depois de dar esse passo para usar uma fonte de energia limpa, sustentável e muito mais barata, você certamente irá passar adiante essa mensagem, para que outras pessoas também possam economizar e contribuir com o nosso planeta!

12502