ESTADO É A GRANDE REFERÊNCIA EM GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA NO PAÍS. VEJA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENERGIA SOLAR EM MINAS GERAIS

energia-solar-em-minas-gerais

O Brasil está se tornando uma verdadeira potência em energia solar fotovoltaica, liderando o movimento de energia verde na América Latina e passando a integrar a lista de maiores geradores solares do mundo. Nosso país conta com mais de 26 GW em potência instalada – um crescimento de 83% em relação ao ano passado.

E, dentro da matriz nacional, uma unidade federativa se destaca. Falar em energia solar em Minas Gerais é quase um recorte do próprio país, dado que o estado lidera, há muito tempo, o panorama geral de potência solar instalada no Brasil (se somadas a Geração Centralizada e a Geração Distribuída).

Que tal saber tudo sobre a maior potência solar do país? Fique com a gente e saiba tudo sobre energia solar em Minas Gerais.

Leia aqui no blog: Glossário da Energia Renovável

História da energia solar em Minas Gerais

A história da produção de energia solar fotovoltaica no Brasil é recente. Somente em 2011 entrou em funcionamento aquela que é considerada a primeira usina solar do país, a Usina de Tauá, no Ceará. No mesmo ano, foi anunciado o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica de Minas Gerais, a Usina de Capitão Enéas, no município localizado a 471 km de Belo Horizonte.

Em 2013, MG fez história com a reinauguração do Mineirão. O estádio, repaginado para a Copa do Mundo de 2014, passou a ser também uma usina solar fotovoltaica, com mais de 6 mil módulos instalados em sua cobertura. É hoje uma das principais usinas de BH e do estado.

energia-solar-em-minas-gerais-mineirao

Estádio Mineirão tornou-se uma das maiores usinas de energia solar do estado. Créditos: Mineirão (divulgação)

No ano de 2017, Minas deu um importantíssimo passo para assumir a ponta da geração de energia solar no Brasil. Por meio da lei 22.549/17, tornou-se o primeiro estado do país a oferecer isenção de ICMS sobre energia solar gerada pelo consumidor (Geração Distribuída). A medida impulsionou a procura por energia solar na região, sendo um dos principais fatores responsáveis pelo patamar em que se encontram os mineiros hoje, além das condições geográficas favoráveis, como suas diversas planícies e planaltos.

Também em 2017, foi inaugurada a então maior usina solar da América Latina, o Complexo Solar Pirapora, localizado no município de mesmo nome, no norte do estado. Possui capacidade instalada de 321 MW.

Minas Gerais conta hoje com 100% de seus 853 municípios com no mínimo uma unidade de geração solar fotovoltaica – seja ela uma grande usina ou uma instalação própria.

Em dezembro de 2022, MG se tornou o primeiro estado brasileiro a atingir de 4 GW de energia solar (somando grandes usinas e geração própria).

Minas Gerais na matriz nacional de energia solar

Durante muito tempo, Minas Gerais liderou ambas as frentes da geração de energia solar fotovoltaica no país: a Geração Centralizada (modelo mais tradicional, onde as poucas e grandes usinas geradoras fornecem eletricidade para a maioria da população) e a Geração Distribuída (quando a energia é gerada perto do consumidor, seja pela instalação de painéis ou levada até ele pelas pequenas usinas; é a geração própria de energia).

Porém, desde fevereiro de 2023, São Paulo assumiu a liderança na Geração Distribuída, tomando um posto que pertencia a Minas desde 2016. A diferença é acirradíssima; enquanto SP conta com 2.486,1 MW, MG possui 2.468,2 MW, de acordo com dados atualizados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) de março/2023.

No entanto, Minas Gerais segue em disparada quando falamos da Geração Centralizada. A potência operada pelas grandes usinas solares no estado atualmente é de 1,9 GW, com uma ampla vantagem; na sequência estão Piauí, com 1,4 GW, e Bahia, com 1,3 GW.

Portanto, no quadro geral, o estado ainda possui a dianteira, concentrando mais de 4 GW de energia solar instalada – o que representa quase 1/5 de toda potência fotovoltaica do Brasil.

Números da energia solar em Minas Gerais

Com sua rica história como “locomotiva do Brasil” à frente da energia solar, Minas Gerais apresenta números impressionantes que dão dimensão nacional ao seu potencial fotovoltaico.

Os números abaixo têm como fonte os dados totais da ABSOLAR, computados desde 2012 e atualizados em março/2023:

  • Aproximadamente 4,3 GW em potência solar total instalada;
  • 2,4 GW em Geração Distribuída;
  • 1,9 GW em Geração Centralizada;
  • Mais de R$ 12,4 bilhões arrecadados em investimentos;
  • Mais de 73 mil empregos gerados pelo setor;
  • Mais de 220 mil sistemas de energia solar em operação;
  • Mais de 292,7 mil consumidores.

A expectativa da entidade para o estado em 2023 é de mais de 300 mil novas vagas de trabalho e R$ 16 BI em arrecadação. Já a ANEEL estima que a Geração Centralizada mineira tenha um aumento de 1,8 GW no ano.

Quero contratar uma empresa de energia solar em Minas Gerais

Como você deve ter percebido, Minas Gerais é sinônimo de energia solar em abundância. Com a expansão da produção deste tipo de energia, o mercado também passou a oferecer este serviço à população.

Mas, se você pensa que para utilizar energia solar em Minas Gerais é necessário desembolsar valores enormes e gastar (e se preocupar) com obras e burocracias, se engana. Com a Sou Vagalume, por meio da geração compartilhada de energia, você tem acesso à energia solar de forma remota, sem obras, sem investimento, sem mensalidade e sem dor de cabeça.

Confira o vídeo abaixo e entenda como levamos energia solar com desconto na conta de luz todo mês aos mineiros dos quatro cantos do estado:

Clique na imagem abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital! 

onde fica o numero do medidor na conta de luz

Quer saber mais sobre a Sou Vagalume? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas!  

12502