TEM DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? REUNIMOS AS 5 PERGUNTAS SOBRE ENERGIA SOLAR MAIS RECORRENTES PARA VOCÊ SABER O ESSENCIAL

visão de um pôr-do-sol no horizonte. Em primeiro plano, dezenas de placas solares. 5 perguntas sobre energia solar

A energia solar é atualmente a segunda maior fonte da matriz energética brasileira, ficando atrás somente da geração hidrelétrica. Recentemente, a fonte solar fotovoltaica alcançou 25 GW (gigawatts) de potência instalada, e ainda esse ano a expectativa é de que este número chegue a 34 GW, o que a colocará ainda mais em destaque no cenário nacional e em vantagem em relação à energia eólica.

Apesar deste impressionante crescimento, ainda há muito espaço para o desenvolvimento da energia solar no país. Isso se deve especialmente há dois fatores: acesso à energia solar, que precisa se tornar mais amplo; e as dúvidas que pairam sobre o tema, que se referem desde seu uso, necessidade de instalação e, inclusive, como ela é gerada e distribuída.

Por isso, reunimos aqui 5 perguntas sobre energia solar mais frequentes e suas respectivas respostas. Elas podem te ajudar a entender mais sobre o assunto e, quem sabe, você não possa passar a utilizá-la?

Confira na lista abaixo as principais dúvidas sobre energia solar que separamos para você!

 

1. Como funciona a energia solar?

A energia solar é produzida com o aproveitamento da luz do sol (através da irradiação solar), que é transformada em eletricidade por meio de painéis solares fotovoltaicos. Quando essa luz incide sobre os painéis solares, as células fotovoltaicas (que compõem as placas) presentes em seu interior convertem a luz em eletricidade que pode ser utilizada para abastecer eletricamente qualquer tipo de propriedade.

Assim, uma vez gerada, a energia elétrica de origem solar é utilizada da mesma forma que a energia elétrica gerada por outras fontes, como a hidrelétrica. Como, por exemplo, para alimentar aparelhos elétricos, iluminar ambientes ou mesmo ser armazenada em baterias.

Um fato importante: é possível utilizar a energia solar normalmente nos dias nublados e durante a noite. Isto se dá devido à irradiação solar, que ocorre a todo momento, independente do tempo (mas, obviamente, com menos intensidade).

Porém, é importante ressaltar que o sistema de captação pode apresentar queda de performance nessas situações, apesar de conseguir armazenar energia para uso à noite.

Veja aqui no blog: O que é energia solar?

trabalhador faz manutenção em placa solar. Veja 5 perguntas sobre energia solar

Os painéis solares não são somente instalados em residência; existem as fazendas solares, que reúnem, em regiões distantes, inúmeras placas solares para gerar energia elétrica que é enviada às distribuidoras.

2. Quais são os tipos de sistemas de energia solar disponíveis?

Basicamente, os sistemas de geração solar se dividem em dois: aquele vinculado à rede elétrica (on-grid) e o autônomo (off-grid).

O sistema on-grid é aquele que está conectado à rede elétrica convencional e utiliza os painéis solares para gerar energia que é injetada na rede elétrica. Nisto se enquadra a modalidade de geração compartilhada, como é o caso da Sou Vagalume.

Por sua vez, off-grid é o sistema que não está conectado à rede elétrica; ele utiliza baterias para armazenar a energia gerada pelos painéis solares.

Leita também: Glossário de energia renovável

3. Como instalar um sistema de energia solar em casa? Sou obrigado a instalar painéis no meu telhado?

A instalação de um sistema de energia solar em casa, também chamado de usina própria ou autoconsumo, geralmente é realizada por uma empresa especializada em energia solar.

Para isso, é necessária uma análise do consumo de energia da unidade consumidora (imóvel) e da área disponível para instalação dos painéis solares. A empresa, então, instala os painéis solares e o inversor, item responsável por converter a energia solar em energia elétrica utilizável. Em seguida, é necessário fazer a conexão do sistema à rede elétrica ou à bateria, dependendo do modelo escolhido.

Este é um processo bastante demorado, dado que precisa de homologação com órgãos competentes para aprovação do projeto. Além disso, há um custo considerável de investimento inicial.

5 perguntas sobre energia solar. A imagem apresenta painéis solares instalados no telhado de um imóvel em um conjunto de casas

Na modalidade de autoconsumo, os painéis solares são instalados no telhado do imóvel

No entanto, você não é obrigado a instalar painéis no telhado para ter acesso à energia solar. Com a Sou Vagalume, que trabalha com a geração compartilhada de energia solar, você tem acesso a ela de forma remota, uma vez que a energia gerada nas fazendas solares é inserida na rede da distribuidora e levada até você com custo menor de produção e aquisição, permitindo, ainda, que você tenha desconto na tarifa de energia.

Leia aqui: o que é geração compartilhada?

4. Quais são os benefícios da energia solar para o meio ambiente e para o meu bolso?

Antes de tudo, ela se diferencia pela sustentabilidade. A energia solar é uma fonte de energia 100% limpa e renovável, que não emite qualquer tipo de poluente. Além disso, seu impacto ambiental é considerado baixo; ele se dá, basicamente, na instalação das fazendas solares, mas ainda assim com riscos para a fauna e flora muito menos invasivos que de outras fontes como a hidrelétrica e eólica.

Quanto à economia, ela pode ser a longo prazo ou imediata, mas se diferencia das outras fontes por permitir ao consumidor “ser dono de sua própria energia”. Quem opta pela instalação em telhado (autoconsumo), terá um custo inicial de investimento alto, mas que será recuperado em alguns anos. Já quem opta pela geração compartilhada pode economizar em pouquíssimo tempo, já que não precisará investir nada para ter acesso à energia mais barata produzida nas fazendas solares, e ainda terá desconto na tarifa de energia todo mês.

Veja o vídeo abaixo e entenda como isso é possível com a Sou Vagalume:

 

Clique para ler: Por que energia solar é sustentável?

5. Como a energia solar se compara a outras fontes de energia em termos de custo e eficiência?

respondendo a 5 perguntas sobre energia solar. Em primeiro plano, inúmeros painéis solares; ao fundo, torres de energia eólica.

Embora possuam eficiência semelhante, as fontes solar e eólica se diferenciam no custo-benefício. A solar é mais benéfica ao meio ambiente e mais econômica ao consumidor final

  • Custo: como mencionado acima, dependerá da modalidade de geração solar contratada. O autoconsumo exige um investimento inicial alto, que trará economia gradual com o tempo por meio do retorno sobre o investimento. Já na geração compartilhada, remota, o consumidor ainda receberá a eletricidade via distribuidora, mas não precisará fazer nenhum investimento inicial, nem pagar taxas ou mensalidades, e terá desconto na tarifa graças à compensação de energia entre empresa geradora e distribuidora (ex: Sou Vagalume geradora/Cemig distribuidora). O custo para a operação e manutenção da energia solar é consideravelmente mais baixo na comparação com outras fontes de energia. Os painéis solares têm uma vida útil de cerca de 25 anos e exigem pouca manutenção além de limpezas ocasionais.
  • Eficiência: está diretamente relacionada à quantidade de energia solar que pode ser capturada pelos painéis solares. As placas mais modernas têm uma eficiência de conversão média de aproximadamente 20%, o que significa que eles podem converter essa porcentagem de energia solar em eletricidade utilizável. É um valor próximo de outras renováveis como a energia eólica. Sua eficiência ainda é menor que de fontes não-renováveis como carvão e gás; entretanto, vale ressaltar que a fonte solar fotovoltaica é limpa, renovável e infinita. Sua capacidade de geração pode diminuir sazonalmente, mas nunca para, pois sua matéria-prima é o Sol.

Confira aqui: quais são os tipos de energia renovável?

 

Comece já a economizar com energia solar

Agora que você já sabe mais sobre energia solar, sabia que pode tornar sua conta de luz mais barata com ela? É simples: basta aderir à Sou Vagalume!

Possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais e quer economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso siteou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.  

mercado livre de energia elétrica

Fique por dentro de tudo sobre energia solar, conta de luz e o setor elétrico. Assine a Vagalume News, nossa newsletter semanal!

Quero me inscrever