QUANTAS INOVAÇÕES PODEM SER IMPLEMENTADAS VIA ENERGIA SOLAR? CONHEÇA 5 PROJETOS CRIATIVOS E INOVADORES QUE TEM A FONTE SOLAR COMO PROTAGONISTA

mineirao-via-energia-solar

Créditos: Mineirão/reprodução

Com mais de 24 GW de potência instalada e atualmente segunda maior fonte da matriz energética nacional, a energia solar fotovoltaica está se tornando unanimidade no Brasil. A cada dia, mais e mais consumidores economizam via energia solar e empresas adotam iniciativas de sustentabilidade que tem o sol como protagonista.

No entanto, comparada a outros países, a trajetória solar por aquil está apenas nos primeiros passos. Países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos estão amplamente à frente do Brasil; os chineses, por exemplo, contam com mais de 78 GW em potência solar instalada. Tal capacidade vem de uma cultura previamente difundida de uso e incentivo à energia solar, amplamente adotada por empresas e consumidores finais.

Assim, muitos países, além do Brasil, já apresentaram, ao longo dos últimos anos, diversos projetos movidos pela fonte solar fotovoltaica que são considerados inovadores nos campos da tecnologia, arquitetura e da sustentabilidade.

Que tal saber mais a respeito? Separamos 5 iniciativas inovadoras via energia solar no mundo. Confira abaixo!

1.    Solar Powered Office Complex em Dezhou, China 

solar-office-complex-iniciativas-via-energia-solar

Créditos: reprodução

Um projeto arquitetônico deslumbrante que faz jus à altíssima potência solar instalada na China. Em formato que por vezes lembra um leque ou um relógio, é considerado o maior edifício comercial do mundo a ser alimentado por energia solar.

O complexo possui 75 mil metros quadrados e abriga, entre outras instalações, um hotel, centro de exposições e laboratórios científicos. A cobertura de painéis solares, por sua vez, ocupa 5 mil metros quadrados e abastece 95% das necessidades elétricas do complexo.

O projeto é parte de esforços públicos para que a cidade de Dezhou seja completamente abastecida por energia solar.

2.    Ciclovia solar em Colônia, Alemanha

cycle-lane-inciativas-inovadoras-via-energia-solar

Créditos: Michael Gottschalk/Getty Images

Inaugurada em novembro de 2018, a ciclovia, situada na região de Erftstadt, no sul da cidade, conta com uma pista de 90 metros composta por 150 módulos solares em formato de paralelepípedos.

A ciclovia solar é capaz de reduzir o ruído gerado pelos ciclistas e derreter neve e gelo, reduzindo consideravelmente os custos de manutenção, especialmente no inverno. Segundo seu criador, Donald Muller-Judex, cada metro quadrado custa cerca de 250 euros (o projeto total, então, custou menos de 5 mil euros).

A ciclovia solar de Colônia é vista como um protótipo de estradas para o futuro, que pode dar origem a modelos públicos de via solar. Ela é capaz de fornecer 16 mil quilowatts por ano, cerca de 80 KHw por cada um de seus duzentos metros quadrados.

 

3.    Pocono Raceway na Pensilvânia, Estados Unidos

pocono-raceway-iniciativas-inovadoras-via-energia-solar

Créditos: Pocono Raceway.com/divulgação

Já imaginou um autódromo abastecido via energia solar? Ele existe! A Pocono Raceway é um dos circuitos da NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing, a mais famosa categoria de Stock Car existente) e é considerada a maior instalação esportiva abastecida por fonte solar no mundo.

A pista possui sua própria usina para captação de luz solar, visível de forma panorâmica junto ao circuito, e conta com mais de 39 mil módulos fotovoltaicos. Seu sistema, cuja capacidade instalada é de cerca de 3 MW, gera não somente a energia elétrica do próprio complexo, mas ainda bastece cerca de mil imóveis em seus arredores.

4.    Estádio Mineirão em Belo Horizonte, Brasil

mineirao-iniciativas-inovadoras-via-energia-solar

Créditos: Mineirão/reprodução

Ainda em iniciativas esportivas, não poderia faltar um projeto brasileiro (e mineiro!). O Mineirão, um dos maiores e mais emblemáticos estádios de futebol do país e ponto turístico de Belo Horizonte, se tornou um marco de sustentabilidade após a reforma para a Copa do Mundo de 2014.

Em uma parceria com a Cemig, o estádio recebeu uma usina solar – uma das maiores do estado - em toda sua cobertura (foto), composto de 6.000 células de silício. Tem capacidade para gerar 1,8 MHw/ano e é capaz de abastecer cerca de 1,2 mil residências em seu entorno.

Além da geração via energia solar, o Mineirão conta com outras iniciativas de sustentabilidade, como reaproveitamento de resíduos e da água da chuva, além de replantio de árvores em seu entorno.

5.    Arquipélago de Toquelau, Polinésia

toquelau-inciativas-inovadoras-via-energia-solar

Créditos: reprodução

Certamente um dos mais avançados projetos de inovação via energia solar, já que estamos falando de todo um país abastecido unicamente pela fonte solar fotovoltaica.

Toquelau, território sob administração da Nova Zelândia, desenvolveu-se como uma nação solar graças a um projeto iniciado em 2012. Atualmente, o pequeno arquipélago conta com mais de 4 mil painéis solares instalados, suficientes para gerar energia elétrica para seus pouco mais de 1.400 habitantes.

A energia limpa gerada em Toquelau já evitou a emissão de cerca de 950 toneladas de carbono.

Quer saber mais sobre energia solar? Assine nossa newsletter!

Quem assina a Vagalume News fica sempre bem-informado sobre energia solar, o mercado de energia e, claro, tudo que diz respeito a sua conta de luz. Toda segunda-feira pela manhã, um novo e-mail pra você cheio de novidades!

Quero me inscrever

E se você possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais, que tal economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso siteou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.  

sou-vagalume

Se tiver dúvidas, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora!