INCENTIVOS ECONÔMICOS, MENORES CUSTOS E IMPACTO AMBIENTAL POSITIVO JUSTIFICAM RESULTADO

Um marco histórico para o desenvolvimento energético brasileiro. Segundo dados atualizados da Absolar, nesta terça-feira (3) a energia solar fotovoltaica superou a eólica e se tornou a segunda maior fonte da matriz elétrica do país. A geração solar alcançou os 23,9 GW de potência instalada, ante os 23,8 GW de geração eólica.
A solar, agora, corresponde a 11,2% da matriz, ficando atrás somente da fonte hídrica, com 51,3%. Isto ocorre em um momento de forte crescimento propiciado por incentivos econômicos à instalação de usinas solares fotovoltaicas de pequeno a grande porte, considerando também os menores custos desta fonte e seu impacto ambiental reduzido.
Como contamos no blog anteriormente, em 2022, a capacidade instalada de energia solar no país expandiu mais de 60%, sendo que, só nos quatro meses últimos meses, o ritmo de crescimento girou em torno de 1 GW por mês. Para se ter dimensão desta expansão, em janeiro de 2022 a fonte solar somava apenas 14 GW em potência instalada.
Ainda de acordo com a Absolar, a geração distribuída (modalidade em que se encontra a Sou Vagalume) corresponde a 16 GW dos 23,9 GW alcançados. Os outros 7,9 GW dizem respeito à geração centralizada — grandes empreendimentos, que comercializam energia tanto para o mercado regulado quanto livre.
Em nota, Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, ressaltou a importância da marca histórica obtida pela geração solar. “A tecnologia (solar) ajuda a diversificar a matriz elétrica do país, aumentar a segurança de suprimento, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e proteger a população contra mais aumentos na conta de luz”.
Economize com energia solar. Vem pra Sou Vagalume!
Possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais e quer economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso site ou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.

Se tiver dúvidas, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora!