QUER SABER POR QUE ENERGIA SOLAR É SUSTENTÁVEL? ENTENDA EM DETALHES COMO ELA É POSITIVA PARA O MEIO AMBIENTE

porque-energia-solar-e-sustentavel

No último dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972 após conferência que discutiu o futuro ecológico do planeta. 

Quando tratamos do assunto, as energias renováveis são sempre uma pauta relevante por sua contribuição fundamental para um futuro mais limpo. Em nosso último post, falamos sobre quais os tipos de energia renovável e apontamos o quanto a energia solar se destaca em sustentabilidade. 

Mas você sabe por que energia solar é sustentável? Os associados Sou Vagalume, por exemplo, já deixaram de emitir mais de 5 toneladas de CO² na atmosfera. 

Fica com a gente que vamos te explicar, detalhe a detalhe, o que torna essa fonte de energia renovável tão importante para o meio ambiente. 

5 fatos que explicam por que energia solar é sustentável

  1. Sua fonte é renovável, 100% limpa e inesgotável

    Nunca é chover no molhado ressaltar que a energia solar é gerada por uma fonte renovável, limpa e inesgotável de energia: o sol. E, diferentemente de outras energias renováveis, a solar não emite poluentes ambientais ou sonoros. 

    A geração de energia solar está sujeita a oscilações dependendo da época do ano, mas nunca deixa de gerar energia, nem mesmo de noite, pois sua produção é possível pela irradiação solar e não pelo calor do sol. 

  2. É menos invasiva ao meio ambiente 

    Ao contrário de outras energias renováveis como a hídrica, eólica e oceânica, seu impacto na fauna e flora é consideravelmente menor. As grandes usinas criadas para produzir estes tipos de energia – como as hidrelétricas e os parques eólicos, por exemplo - costumam ocupar grandes espaços e interferir mais no ecossistema local. 

    Este panorama muda quando falamos de energia solar. As usinas próprias (autoconsumo) possuem a instalação de painéis solares no próprio local onde a energia vai ser utilizada. E mesmo quando falamos de geração compartilhada, pensando nas fazendas ou comunidades solares, em muitas regiões elas são implementadas em áreas sem produção agrícola e com pouca interferência no meio ambiente. 

  3. Os painéis solares são recicláveis

    Os painéis solares duram, em média, 25 anos. Mas, além disso, as placas ou painéis solares já contam com um destino sustentável, pois podem ser reaproveitados: cerca de 90% do seu material é reciclável, como vidro, plástico e alumínio. Na Europa, inclusive, já há centrais de reciclagem dedicadas a este tipo de “lixo”. 

  4. Suas usinas são duradouras 

    Além de ter em sua composição materiais que podem ser reciclados, as usinas e fazendas solares sofrem pouquíssimo desgaste, graças a longa durabilidade dos painéis solares e demais equipamentos do sistema fotovoltaico. E tudo o que dura mais tempo, gera menos resíduos ao nosso ambiente, além da presença humana ser menos necessária, economizando viagens – que gastam combustível e geram poluentes. 

  5. Incentiva a sustentabilidade das empresas por meio de certificações 

    Empresas que aderem à energia solar podem ter acesso a certificados e selos sustentáveis, que se tornam um diferencial de mercado para posicionar as marcas como referência em consciência socioambiental.  

    Esse tipo de medida é bem importante para que mais empresas passem a fazer e propagar o consumo consciente de energia no dia a dia. São certificações como essa: 

  • BREEAM, que busca avaliar o desempenho ambiental dentro de empreendimentos imobiliários;  
  • Procel Edifica, para edificações que apresentam eficiência energética; 
  • Selo Solar, concedido para empresas ou instituições que consomem um valor mínimo anual de eletricidade solar;  
  • Certificado I-REC, fornecido pelo sistema internacional de mesmo nome. Com ele, consumidores e empresas podem comprovar que a energia consumida é proveniente de fontes renováveis. Ele pode ser adquirido com a Comerc; clique aqui para saber mais. 

Existem mais tipos de selos e certificações, mas estes são alguns dos mais difundidos e vinculados à energia solar.

por-que-energia-solar-e-sustentavel

Como faço para ter acesso a energia solar?

Se você quer passar a fazer a sua parte com o uso consciente de energia, saiba que a energia solar está se tornando cada vez mais acessível. E, graças a geração compartilhada, você pode ser beneficiado pelo sistema fotovoltaico sem precisar se preocupar com a instalação de painéis no seu imóvel. 

Se você está em uma propriedade em Minas Gerais, seja ela uma empresa, comércio, residência ou propriedade rural, pode ter acesso à energia solar com a Sou Vagalume - com adesão 100% digital e até 20% de desconto na tarifa de energia. Veja tudo em nosso site ou clique na imagem abaixo e simule sua economia!  

 

Simule a sua economia mensal de energia

Se tiver dúvidas, fale com nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

12502