O que é energia solar?

O interesse por energia solar está crescendo cada vez mais no Brasil, principalmente por causa do aumento no valor pago na tarifa de energia elétrica e, também, por uma maior consciência em relação ao meio ambiente, em busca de uma energia limpa e renovável.

Por conta disso, muito se fala em energia solar e diversas dúvidas costumam surgir em relação a esse assunto.

Então, chegou a hora de descobrir exatamente o que é esse tipo de energia, como ela funciona, além dos seus prós e contras. Continue a leitura por aqui que a Sou Vagalume esclarece todos os detalhes para você

blue sky and sun

 

O que é energia solar?

Esse é um tipo de energia que tem a luz e o calor do sol como principal fonte, sendo ela absorvida por meio de painéis solares, responsáveis por transformá-la em energia térmica ou elétrica.

A energia solar, além de ser alternativa, é também uma forma de energia sustentável e renovável.

Tipos de energia solar

Saiba que existem três formas de geração de energia solar, obtidas por meio do aquecimento solar, das placas solares fotovoltaicas e energia heliotérmica.

Por isso é importante entender qual o tipo de geração de energia solar mais indicada para cada caso e suas diferenças, além dos prós e contras que cada uma possuí.

Energia por Aquecimento Solar

Esse tipo de sistema tem o objetivo de aquecer a água para consumo, entre outras possibilidades. Para isso ser possível é necessário a instalação de algumas placas com superfície escura, que se tornam responsáveis por absorver o calor. Esse calor é transmitido para a água, que na maioria das vezes fica em reservatórios térmicos, conhecidos como boilers.

O sistema de aquecimento solar é indicado para residências, no aquecimento de chuveiro e torneiras, e também indústrias.

A vantagem é que você com certeza irá economizar energia no aquecimento da água. Porém, a desvantagem é a dependência climática, principalmente dependendo da época do ano.

Energia solar heliotérmica

Também utilizando painéis solares que funcionam como espelho para captação de luz e calor, a energia solar heliotérmica precisa de diversas placas refletindo para um único ponto, que normalmente é um receptor.

O calor ali acumulado é utilizado para aquecer um fluido. A partir desse aquecimento, um vapor movimentará as turbinas, acionando um gerador, que será responsável por transformar esse calor em energia elétrica.

Esse tipo de energia costuma ser capitada em usinas elétricas, que contam com amplo espaço e diversos painéis solares, além de vários receptores.

Sua vantagem é ser uma fonte de energia limpa e renovável, e também não produzir gases que prejudicam o meio ambiente, como CO2, por exemplo. A desvantagem é o fato de ser dependente do fator climático para gerar energia e a necessidade de grandes áreas para implantação.


Energia solar fotovoltaica

Outro tipo de energia solar, é a fotovoltaica, que também é bastante conhecida atualmente. Inclusive, a energia solar fotovoltaica é um dos tipos de energia limpa que mais cresce em todo o mundo.

Para que a conversão da energia seja possível, são utilizadas placas que fazem a captação dos raios solares nas células fotovoltaicas. Quando os raios entram em contato com essas células, acontece um processo de conversão que possibilita a produção de energia elétrica. Inclusive esse é o sistema utilizado pelas usinas da Sou Vagalume que gera a energia que você irá consumir.

A vantagem desse tipo de energia solar é que ela é limpa e sustentável. Já a desvantagem é a necessidade de obras e o alto investimento.

Componentes de sistema fotovoltaico

Um pouco antes, falamos aqui sobre o sistema fotovoltaico, e talvez você ainda não entenda o que seria ele.

Vamos lá, esse sistema é responsável por converter a luz em energia elétrica.

Normalmente são compostos por:
● Módulos solares;
● Invertor;
● Materiais elétricos;
● Estrutura de suporte;
● Bateria;

Confira abaixo como esse sistema fotovoltaico funciona

1. Todos esses componentes funcionam para permitir a conversão da energia, inicialmente com os painéis solares que fazem a captação.

2. Já o inversor, funciona como se fosse o cérebro desse sistema, fazendo a conversão da energia contínua para alternada.

3. Quanto à parte de materiais elétricos, contam, além dos cabos, com disjuntores de proteção e conectores das placas.

4. Em relação à estrutura de suporte, como o nome já sugere, permite a fixação e nivelação das placas solares, a fim de captar a luz conforme inclinação desejada

Energia solar no Brasil

Desde 2011, quando chegou no Brasil, mais precisamente no Ceará, a energia solar ganha espaço a cada ano, sempre com novos interessados, principalmente por causa do aumento constante no preço da transmissão de energia no país, que impacta diretamente na conta de luz e no bolso dos brasileiros.

Para reforçar essa afirmativa, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o valor da conta de luz subiu 114% em 2021 e a tendência é continuar. Por isso também, a energia solar está em alta, sendo uma ótima alternativa para residências, escolas, empresas e também indústrias.

Conforme informações do Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar no Brasil é equivalente a 1,9% de toda a energia elétrica produzida no território, conforme infográfico divulgado em março de 2022.

Ainda segundo esses dados divulgados pela Absolar, nos últimos 10 anos foi evitado o lançamento de milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera, graças a esse tipo de energia limpa.

Recentemente o Brasil ultrapassou a marca de 15 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, pretende aumentar essa porcentagem para 4% até 2024.

Que tal economizar sem a necessidade de placas solares?

Agora que você entendeu melhor como funciona a energia solar e os prós e contras de cada sistema, chegou a hora de conhecer como economizar na sua conta de luz sem a necessidade de investir em placas solares.

Se deseja pagar menos pela energia que utiliza, então conte com a Sou Vagalume. O melhor disso é que não precisa se preocupar com a parte técnica, pois ela fica totalmente por nossa conta. Muito menos com a taxa de adesão.

Simule agora a sua economia no nosso site e faça já a sua adesão, é simples, rápido e digital, sem burocracias.

Se ainda ficou com dúvidas sobre energia solar, ou ainda como a Sou Vagalume pode te ajudar a economizar na tarifa de energia, você pode conversar agora com um especialista, que está pronto para te atender. Entre em contato com a gente por aqui!

E para ficar por dentro das principais informações sobre energia solar no Brasil, continue navegando em nosso blog e conheça nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.