VOCÊ SABE QUAL É O IMPACTO AMBIENTAL DA ENERGIA SOLAR? SAIBA POR QUE A FONTE SOLAR FOTOVOLTAICA É CONSIDERADA A MAIS SUSTENTÁVEL DA MATRIZ ENERGÉTICA

placas solares distribuídas ao longo de uma planície, atributos para medir qual é o impacto ambiental da energia solar

Em disputa com a fonte eólica pelo segundo lugar na matriz energética brasileira, a fonte solar fotovoltaica tem crescido exponencialmente no país, muito devido à sustentabilidade e por se tornar cada vez mais acessível. Mas qual é o impacto ambiental da energia solar?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nenhuma fonte energética, mesmo as renováveis, está isenta de impactar o meio ambiente – isto vai acontecer em alguma etapa de seu processo de geração de energia.

O primeiro passo para se avaliar o impacto da fonte solar fotovoltaica é olhar de perto o ciclo de vida da peça fundamental do sistema solar fotovoltaico: as placas solares. Afinal, elas são a base do sistema de geração de energia solar. Além disso, são avaliados também o impacto em fauna e flora de suas usinas e possível emissão de poluentes.

Que tal saber quais são os fatores que determinam o impacto ambiental da energia solar?

Leia também: Por que energia solar é sustentável?

 

Fabricação das placas solares

É a parte mais onerosa ao meio ambiente na geração de energia solar.

As placas solares são em sua maioria construídas com silício, uma matéria-prima geralmente extraída da areia e abundante no Brasil, para a fabricação das células solares; e alumínio, no que diz respeito à moldura que compõe a placa solar.

A extração do silício pode trazer riscos que não são exclusivos dele, mas em qualquer processo com minerais semelhantes, como poluição de água e emissão de poeiras e gases. No que diz respeito à montagem de placas, o risco ambiental se dá com o acréscimo de materiais como chumbo e prata para fiação elétrica, por exemplo.

As placas solares consomem cerca de 85% da energia no processo de manufatura de um sistema solar. Ainda assim, o nível de energia consumido e de químicos envolvidos em uma construção fotovoltaica possuem impacto consideravelmente menor que de outras fontes como a hidrelétrica e eólica, que exigem grandes empreendimentos.

Manutenção e durabilidade das placas solares

Se o processo de fabricação das placas solares possui seu grau de dano, por outro lado, este impacto é compensado pelo longo ciclo de vida que elas possuem. As placas solares possuem uma estimativa de vida útil de 25 anos, e de 40 anos em duração total. Estima-se que em 2 anos e meio uma placa solar já consiga compensar a energia gasta em sua fabricação.

Portanto, podemos dizer que uma placa solar tem um ciclo de vida útil ao meio ambiente de 22 a 23 anos, período em que já compensou sua fabricação e está gerando energia abundante para o mundo.

operador com uma placa solar ao lado. Manutenção ajuda a medir qual é o impacto ambiental da energia solar

Reciclagem das placas solares

Hoje em dia já é possível reciclar placas solares, o que idealmente deve ser feito ao fim de sua vida útil. A maioria de seus componentes como o silício, alumínio, cobre e outros metais podem ter um destino reciclável. O maior desafio está justamente na separação desses componentes para o processo de reciclagem.

Embora no Brasil ainda não haja uma legislação específica para a reciclagem de placas solares, em alguns lugares na Europa, como Alemanha e Reino Unido, não só há incentivo governamental para isso, como existem empresas especializadas exclusivamente na reciclagem de componentes solares.

Instalação das usinas solares

A instalação de grandes usinas de geração solar – uma demanda comum principalmente à geração centralizada de energia – pode ter impacto sobre fauna e flora, uma vez que geralmente são construídas sobre grandes regiões afastadas dos centros urbanos, como áreas campestres e rurais. Esse impacto pode ser sentido especialmente em relação à vegetação local.

Porém, de modo geral, busca-se instalar usinas solares em áreas em que este impacto seja o menor possível, tentando ao máximo preservar o bioma da região-sede.

painel solar sobre gramado. Instalação mede qual é o impacto ambiental da energia solar

Impactos na operação

O processo de operação da energia solar é praticamente nulo em termos de impacto ambiental. A tecnologia utilizada para a produção solar fotovoltaica é a que tem a duração mais longa entre os outros tipos de geração de energia, o que a torna mais sustentável.

Quem opta, por exemplo, pela geração compartilhada, como é o caso de quem adere à Sou Vagalume, faz parte de uma comunidade solar que abastece diversas pessoas. Isso evita a instalação de sistemas elétricos tradicionais abundantes e complexos, que são mais custosos e prejudiciais ao meio-ambiente.

Emissão de poluentes

Este talvez seja o principal atributo sustentável da energia solar e que contribui em sua quase nulidade em impacto ambiental. A energia solar fotovoltaica não emite CO2 nem qualquer outra espécie de gás poluente; seu processo de geração é totalmente limpo.

Por isso, no que diz respeito ao aspecto de poluentes ambientais, o impacto da energia solar é zero.

Conclusão: qual é o impacto ambiental da energia solar?

Levando em consideração todos os pontos aqui apresentados, podemos dizer, de forma segura, que o impacto ambiental da energia solar é baixo.

Os principais riscos apresentados pela produção solar estão quase que exclusivamente ligados à sua implementação: na produção das placas solares e na instalação das usinas. Entretanto, a produção de energia solar se compensa em pouquíssimo tempo, devolvendo uma energia abundante e limpa ao planeta, sem poluentes, e que permite economia aos seus usuários. A economia propiciada pela energia solar evita, por fim, que toneladas de CO2 provenientes de outras fontes sejam despejados na atmosfera.

Por isso, não à toa, a energia solar fotovoltaica é amplamente considerada a mais limpa fonte energética.

Quero economizar com energia solar

Possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais e quer economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso siteou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.  

mercado livre de energia elétrica

Não fique com dúvidas: fale com nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

mercado livre de energia elétrica