TANTA CHUVA EM MINAS GERAIS E NO BRASIL E A CONTA DE LUZ AINDA NÃO DIMINUIU? POR QUE ISSO ACONTECE? CONFIRA AQUI.

Que a chuva está pesadíssima em todo nosso estado, não precisamos dizer né? Muitas cidades ainda permanecem em estado de atenção...

Porém, mesmo com tanta chuva, não há nenhuma notícia sobre redução na conta de energia. Você notou?

Para te deixar a par do que acontece no mercado de energia, viemos te trazer a resposta para a pergunta:

Por que as chuvas recentes ainda não abaixaram o valor da conta de luz?

Water drops on a glass window

A resposta não é tão simples, porque não se trata apenas de encher os reservatórios.

Como passamos por um período de seca histórica – a pior nos últimos 90 anos –, foi necessário que se acionasse usinas termelétricas a gás, carvão e até mesmo óleo diesel para atender ao consumo de energia elétrica. Essas fontes, além de poluentes, têm custos altos de geração que, de uma forma ou de outra, acabam sendo repassados para os consumidores, não somente de Minas Gerais, mas de todo o Brasil.

Temos ainda outros fatores que influenciam esse aumento, como a disparada nos índices de inflação (IPCA e IGP-M) e a alta no dólar, que afetam os combustíveis usados em algumas das termelétricas e o preço da energia comprada de outros países.

Tem chovido muito, porém em locais específicos e com efeitos adversos que percebemos claramente, tais como os rios transbordando e o entupimento de redes de esgoto. Mas os recentes volumes de chuvas ainda não foram suficientes para encherem os reservatórios das diversas hidrelétricas do nosso país, sendo essas responsáveis por atender à, em média, 67% do consumo de energia elétrica.

E é por isso que, mesmo com tanta chuva, a nossa conta de luz continua cara

É claro que as chuvas recentes ajudaram na recuperação de muitos reservatórios e, consequentemente, na garantia do fornecimento de energia elétrica. Mas temos ainda um grande passivo relativo às despesas com a geração termoelétrica do ano passado, e ainda parte dessas usinas continuam em operação. Desta forma, permanece ainda em vigor, até abril desse ano, a bandeira tarifária Escassez Hídrica, e permanecem também as expectativas de reajustes positivos nas contas de luz em 2022: + 19% em média, conforme estimativa da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada no setor elétrico.

Se você leu este post até aqui, queremos te parabenizar, pois isso significa que você se preocupa com duas coisas:

- Os recursos do nosso país

- A economia

Por isso, caso ainda não faça parte da Sou Vagalume, podemos dizer que você é um forte candidato a fazer.

Isso porque aqui temos exatamente essas preocupações.

Oferecemos energia solar – que é limpa e renovável – mesmo para quem não tem como investir em placas

E a energia produzida em nossas comunidades solares é mais sustentável e competitiva que a energia das fontes tradicionais, ou seja:

Representa DESCONTO NA CONTA para você e sua empresa. E, o melhor, sem obras, sem mudar a forma como você recebe sua energia hoje. Bom, né?

Quer entender melhor? Simule seu desconto e saiba como aproveitar.

Se você recebe energia da CEMIG e paga uma conta maior que R$ 250, provavelmente pode se beneficiar. Então, não perca tempo!

E obrigada, mais uma vez, por se preocupar com o meio ambiente e com o futuro!

Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Converse com a gente.

Aqui tem especialistas em energia, sempre prontos para te ajudar!

Rodapé Planilha V2