ENTENDA O QUE É A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA (GD) E COMO ELA PODE MUDAR SEU DIA A DIA

o-que-e-geracao-distribuida-de-energia

Quando falamos em Geração Distribuída, ou simplesmente GD, falamos sobre a distribuição da energia que é gerada próxima ao local onde ela é consumida. Ou seja, levar até você uma energia que seja produzida próxima da sua casa, do seu comércio - independente da voltagem. Ela é produzida por geradores próximos ou mesmo instalados no local de uso.

Portanto, a Geração Distribuída (GD) é uma modalidade de geração de energia elétrica que aproxima geradores e consumidores, permitindo que o usuário tenha acesso à energia de produtores de pequeno porte ou ele mesmo seja o produtor de sua energia.

A Geração Distribuída é, antes de tudo, benéfica ao consumidor por um simples motivo: economiza despesas com sistemas de transmissão de energia tradicionais e, desse modo, torna a conta final mais barata. É um sistema que também acarreta em menos perda de energia, o que também influencia no valor final da conta que você paga.

Mas se isso é tão prático, por que não foi assim desde sempre? A GD já foi regra por aqui, mas em outros tempos.

Histórico da Geração Distribuída no Brasil

Até meados da década de 40 do século passado, a produção de energia local era de praxe, atendendo mais facilmente as indústrias. Porém, dada a tecnologia da época, seu custo era elevado. 

A partir deste período, a geração em centrais de grande porte passou a custar menos, e houve uma mudança de fluxo no investimento de tecnologia em Geração Distribuída para atender a construção de grandes redes através, principalmente, da energia hidrelétrica. Mas isso resultou nos grandes sistemas de transmissão energética que temos hoje. São redes complexas de alta, média e baixa tensão - esta última é a responsável por levar energia elétrica até sua casa. E que criaram infra estruturas caríssimas e pouco sustentáveis hoje em dia.

Somente a partir dos anos 90 a concorrência para o setor energético foi retomada no Brasil e, com isso, as discussões e estudos sobre formas alternativas de energia. É aqui que se conectam dois pontos essenciais dessa história: o investimento em energias renováveis e novas discussões sobre os benefícios da Geração Distribuída - que, em 2007, foi enfim regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Atualmente, segundo a ANEEL, o Brasil já ultrapassou a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em micro e minigeração em energia por geração distribuída, sendo a maior parte dela energia de origem solar.

A agência considera que há dois sistemas de geração distribuída:

  • Microgeração – Sistema gerador de energia elétrica através de fontes renováveis, como a solar e a eólica, com potência instalada inferior ou igual a 75 kW (quilowatts).
  • Minigeração – Sistema gerador de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW (para fonte hídrica) e menor ou igual a 5 MW para as fontes renováveis.

Como funciona a Geração Distribuída?

O sistema de GD utilizado no Brasil é o net metering, no qual o consumidor possui crédito para o consumo de energia em casa. Mas o que é isso?

Funciona da seguinte forma: você contrata o serviço e, após descontado o consumo, recebe crédito pelo saldo positivo de energia gerada e inserida na rede. Se continuar a ter saldo positivo, você recebe crédito em energia para sua próxima fatura e tem até 60 meses para usá-lo. Esses créditos, porém, não podem ser comercializados.

o-que-e-geracao-compartilhada-01

É importante, ainda, ressaltar a existência da geração compartilhada. Nesta modalidade, a energia da Geração Distribuída pode ser usada por um grupo de pessoas ou empresas, por meio de consórcio ou cooperativa e que estejam em locais atendidos pela mesma rede distribuidora de energia. 

Ou seja, você pode dividir este investimento em seu condomínio, por exemplo. Uma mão na roda!

Quem pode usar a Geração Distribuída?

Qualquer comprador, pessoa física ou jurídica - desde que residente/situado em localidade que ofereça o serviço - e cujo sistema elétrico não se configure como descrito abaixo:

  • hidrelétrica com capacidade instalada superior a 30 MW
  • termelétrica, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a 75%.

Por que devo contratar Geração Distribuída?

Como citado anteriormente, a GD é imediatamente vantajosa para o consumidor pelo fator mais prático possível: sua conta de luz vai pesar muito menos no seu bolso. A possibilidade de compartilhar essa geração de energia, inclusive, pode baratear ainda mais suas despesas. 

A GD é, de fato, um sistema que coloca você no controle do seu uso de energia. E se você é de Minas Gerais, pode dar o primeiro passo agora!

o-que-e-geracao-distribuida-como-funciona

A Sou Vagalume é o caminho mais prático para ter acesso a energia que é gerada perto de você. Se sua área é atendida pela Cemig, você pode economizar na conta de luz sem precisar se preocupar com a instalação, manutenção ou espaço para os equipamentos. Quer ter uma ideia de quanto vai economizar? Basta clicar no simulador abaixo!

Simule a sua economia mensal de energia

Se ainda tem dúvidas, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora!

E então, que tal começar a economizar?

12502