Se você ainda não procurou saber mais sobre energia solar, confira 5 fatos fundamentais sobre essa fonte alternativa de energia

A energia solar vem deixando de ser simplesmente a busca por uma fonte alternativa de geração de energia elétrica para poucos e se popularizando cada vez mais nos últimos anos.

Benefícios como redução de custos, sustentabilidade ambiental, facilidade na aquisição e instalação dos equipamentos e maior durabilidade deles, contribuem bastante para um aumento significativo na procura pela energia solar.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa solução e por isso, criamos este conteúdo com fatos que você precisa saber sobre a energia solar.

Leia até o fim e descubra o que ela pode trazer de benefícios para a sua vida.

Energia Solar - Sou Vagalume

 

1. A energia solar é uma forma de energia sustentável

Produzir energia por meio do sistema de placas solares não gera emissão de gases poluentes, como na produção de energia não renovável - que é o caso do petróleo, do carvão mineral e gás natural.

Além de não causar sérios impactos ambientais e afetar a saúde humana com uma série de doenças respiratórias, a energia solar é considerada limpa, renovável e no Brasil, encontra-se em expansão.

Estudos realizados por entidades como o Greenpeace, Sebrae e diversas Universidades Públicas Brasileiras apontam que a mudança para essa fonte de energia tem os seguintes efeitos:

  • Melhora a qualidade do ar;
  • Reduz a poluição dos recursos hídricos;
  • Diminui o uso de fontes de energia finitas;
  • Ameniza o aquecimento global.

Sem falar na diminuição dos custos para o consumidor, que falaremos adiante, mas no próximo tópico vamos abordar um fato que tem contribuído muito para a popularização da energia solar.

 

2. Os custos dos painéis solares estão muito menores

Uma das razões do crescente aumento na procura pela energia solar como fonte geradora de energia se dá pelo fato de que o custo dos painéis solares vem diminuindo com o passar dos anos, sendo que o seu preço varia de acordo com a potência.

Por isso, hoje em dia já é possível fazer um cálculo simples e concluir que mesmo considerando o valor do montante inicial para investimento e comparar com o valor gasto atualmente na conta de energia, é possível prever o retorno financeiro a curto ou médio prazo.

 

3. A energia solar também funciona durante a noite e em dias nublados?

É importante esclarecer esse fato: é possível utilizar a energia solar normalmente nos dias nublados e durante a noite.

Porém, é importante ressaltar o seguinte: um sistema que utilize a captação de energia fotovoltaica pode apresentar queda de performance nessas situações, apesar de conseguir armazenar energia para uso à noite.

Além disso, os custos com instalação e manutenção podem inviabilizar essa opção.

A solução que está surgindo é o uso de compartilhamento de energia fornecido por usinas solares, que além de ser muito mais prático, não gera os custos de instalação e manutenção, ainda com significativa redução na conta de energia.

Mas para que você fique mais tranquilo, leia o próximo tópico, que você vai se sentir animado em procurar saber mais sobre a energia solar.

Simule a sua economia mensal de energia

4. O Brasil é um dos países com maior potencial para energia solar

O Brasil é capaz de gerar em um ano, só em energia solar, quatro vezes mais do que a capacidade de uma usina hidrelétrica, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O curioso é que estamos falando apenas em termos de potencial, não do que o Brasil realmente produz e essa é uma das razões pelas quais produzimos esse tipo de material, para que mais pessoas fiquem sabendo sobre essa fonte de energia.

Vamos falar sobre um ponto importante no próximo tópico, continue lendo e descubra como a energia solar pode significar mais dinheiro no seu bolso!

 

5. A energia solar gera uma redução significativa na conta de luz

Além de tudo o que você já leu até aqui, deixamos uma parte que vai te agradar para o final: a energia solar pode gerar uma economia expressiva na sua conta de luz, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, com tarifa de bandeira vermelha.

É importante observar que dependendo do tipo de produto ou serviço, essa economia pode demandar um alto investimento inicial na na aquisição, tempo na entrega, além de espaço para a instalação.

Por isso, a Sou Vagalume apresenta uma alternativa muito interessante, onde qualquer pessoa dentro da área de concessão da Cemig que pague em torno de R$ 250,00 de energia pode usufruir de um desconto de até 20% em sua conta, sem investir em instalação, manutenção e sem precisar ter espaço para os equipamentos. Para simular sua economia, basta clicar aqui.

Se isso significa um montante significativo na conta de luz de uma residência, imagine numa empresa ou num condomínio!

São quantias altas que podem ser usadas para realizar melhorias, investidas em outros setores ou simplesmente usadas para um fundo de reserva.

 

Conclusão

O que você achou do artigo?

Esperamos que você tenha gostado e o mais importante: a energia solar está ao seu alcance, com todos os benefícios que você viu aqui.

Você pode clicar aqui para falar com um especialista e descobrir como a energia solar pode ser utilizada na sua casa, na sua empresa ou condomínio.

E depois de dar esse passo para usar uma fonte de energia limpa, sustentável e muito mais barata, você certamente irá passar adiante essa mensagem, para que outras pessoas também possam economizar e contribuir com o nosso planeta!

12502