Se você está pensando em ter energia solar na sua casa, já deve estar pesquisando a respeito. 

E durante essa pesquisa, provavelmente deve ter se deparado com algumas palavras ou termos que não conhece, certo? 

Por isso, queremos facilitar a sua vida e criamos um Glossário não apenas sobre energia solar, mas sobre os tipos de energia renovável, para você ter mais conhecimento sobre o assunto! 

Tomamos o cuidado de não incluir termos excessivamente técnicos que provavelmente não irão te agregar nada, deixando o conteúdo simples e bastante didático. 

Sentiu falta de algum termo? Façe com a gente no chat à direita da tela ou pelo e-mail atendimento@souvagalume.com.br! 

Agora aproveite!  

magic book   with the lines and lights with green tree

A 

ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar. Associação que reúne empresas do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta fonte de energia no País.

ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, reúne as empresas e profissionais que trabalham com Geração Distribuída de fontes de energias renováveis.

Agência reguladora – Pessoa jurídica de direito público, normalmente uma autarquia ou outro ente de administração indireta, cuja finalidade é fiscalizar e/ou regular a atividade de determinado setor da economia do país. Um exemplo de agência reguladora é a ANEEL que regula o setor de energia elétrica.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem a finalidade de regulamentar e fiscalizar a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica no Brasil.

Arranjo Fotovoltaico – Conjunto de módulos fotovoltaicos conectados em série ou em paralelo que funcionam como uma única unidade de geração de energia solar.

Voltar para o topo


Bateria Solar: Bateria especialmente desenvolvida para armazenar cargas de energia solar, e assim possibilitando o uso da energia solar mesmo durante a noite.

Banco de baterias – Conjunto de baterias conectadas em série ou em paralelo, capaz de armazenar energia, disponibilizando-a quando solicitada.

BIPV – Building integrated photovoltaic (PV) ou sistemas fotovoltaicos integrados à construção. Termo que se refere à a integração de módulos fotovoltaicos à construção civil, substituindo materiais convencionais. Exemplo de integração são as fachadas verticais, vidros com células fotovoltaicas integradas, em brises, quebra-sol, ou outros elementos arquitetônicos.

BOS – Balance of System. Componentes de um sistema fotovoltaico excluindo-se os módulos. Exemplos são os cabos, proteções, estruturas.

Voltar para o topo


Célula de energia solar – Uma célula solar (ou célula fotovoltaica) é um dispositivo que converte energia solar em energia elétrica. Conversor de energia solar: Também conhecido como inversor solar, o conversor é responsável por inverter a energia gerada pelos painéis solares de corrente elétrica contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Consumidor cativo – Consumidor de energia elétrica autorizado a comprar energia somente da concessionária que atua na rede a qual está conectado. (Todo mundo que mora em uma casa ou apartamento é um consumidor cativo)

Consumidor livre – Consumidor legalmente autorizado a escolher seu fornecedor de energia, ou seja, é aquele que, atendido em qualquer tensão, tenha exercido a opção de compra de energia elétrica no mercado livre de energia. Na sua maioria apenas grandes consumidores de energia se enquadram nesta categoria. (conforme as condições previstas nos arts. 15 e 16 da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995: Decreto n. 5.163, de 30 julho de 2004 (Diário Oficial, de 30 jul. 2004, seção 1, p.1)

Consumidor de baixa renda – Consumidor residencial atendido por circuito monofásico. A definição consta da Lei 10.438 (2002)

Caixa de junção – Caixa geralmente localizada na parte de trás dos módulos fotovoltaicos onde as células fotovoltaicas são conectadas aos cabos condutores.

Carga instalada – Carga máxima disponibilizada pela concessionária de energia ao imóvel. Pode ser considerada a soma da potência de todos os equipamentos elétricos quando ligados simultaneamente.

Célula fotovoltaica – O menor elemento semicondutor que compõe um módulo fotovoltaico, capaz de converter a luz solar em energia elétrica.

Comissionamento – Conjunto de procedimentos e testes realizados  em um sistema fotovoltaico seguindo as normas, regulações e boas práticas de engenharia. Esse trabalho tem a finalidade de garantir a operação segura e eficiente do sistema.

Concentrador – Um aparato fotovoltaico que conta com um conjunto de componentes ópticos, tais como lentes que tem como finalidade direcionar e concentrar os raios solares em uma célula fotovoltaica de pequena área. A maioria desses concentradores deve ter seguidores solares para receber raios diretos.

Concessionária de energia – Empresa que recebeu a concessão da ANEEL para operar a distribuição de energia em determinada região do território nacional.

CPV – Concentrating photovoltaics, é uma tecnologia que usa lentes ou espelhos para concentrar os raios solares em uma célula fotovoltaica de alta eficiência.

CSP – Concentrating solar power ou energia termossolar, ou energia solar concentrada, é uma tecnologia que usa espelhos para refletir e concentrar os raios solares em receptores que convertem a radiação solar em calor. Essa energia térmica é então usada para produzir eletricidade através de uma turbina à vapor ou de um motor que aciona um gerador.

Voltar para o topo


D

Demanda contratada – Demanda de potência ativa que a distribuidora de energia deve disponibilizar continuamente no ponto de entrega conforme valor e período de vigência do contrato. É expressa em kW e deve ser paga independente da sua utilização.

Descomissionamento – Consiste na desativação e remoção do aparato instalado em determinado local e revitalização do terreno.

Distribuidora de energia – É a empresa que fornece a energia elétrica.

Voltar para o topo


E

Energia Solar – Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável.

Energia Alternativa – Energia alternativa é qualquer fonte de energia que é uma alternativa ao uso do combustível fóssil.A energia alternativa é a energia derivada de fontes sem as consequências indesejáveis inerentes à utilização de combustíveis fósseis, particularmente as emissões de dióxido de carbono (gás com efeito estufa - um fator importante no aquecimento global).

Efeito fotovoltaico – O fenômeno que ocorre quando fótons, pacotes de energia presentes na luz solar, colidem com elétrons do material semicondutor. Esses elétrons são excitados e fluem em um campo elétrico presente no material semicondutor, dando origem a uma corrente elétrica.

Eficiência – A relação entre a potência fornecida por um material fotovoltaico e a energia da luz incidente no material.

Energia – Capacidade de realizar trabalho. Diferentes formas de energia podem ser convertidas em outras formas, mas a grandeza da energia se mantém a mesma.

Energia alternativa – Energia resultante de fontes naturais que não se depreciam com o uso, como sol, vento e água.

Energia fotovoltaica – Energia obtida pela conversão da luz em energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

Energia limpa – Fonte de energia que em seu processo de produção ou consumo não libera gases ou resíduos poluentes.

Energia renovável – Energia proveniente de recursos que são naturalmente reabastecidos como sol, vento e água.

Espectro solar – Distribuição da radiação eletromagnética emanada pelo sol. As diferentes regiões do espectro podem ser descritas pelo comprimento da onda.

Estrutura de fixação – Estrutura onde são fixados os painéis fotovoltaicos.

Estrutura metálica – Peça metálica normalmente inoxidável onde são presos os módulos fotovoltaicos.

Voltar para o topo


Fotovoltaico – Efeito de conversão da luz em eletricidade usando materiais semicondutores que exibem o efeito fotovoltaico, um fenômeno estudado em física , fotoquímica e eletroquímica. Um sistema fotovoltaico típico emprega painéis solares , compreendendo cada um um certo número de células solares fotovoltaicas , que geram energia elétrica.

Filmes finos – São considerados a segunda geração de células fotovoltaicas. São fabricados através da deposição de camadas de material fotovoltaico sobre um substrato tal como vidro, plástico ou metal.

Voltar para o topo


G

Gerador de energia solar – É um sistema que capta a luz do sol e converte em energia elétrica para ser usada em residências, eventos ou empresas.

GRID-TIE – Termo oriundo da língua inglesa. Significa conectado à rede elétrica da distribuidora. Utilizado comumente para se referir a um sistema fotovoltaico conectado à rede ou um tipo de inversor solar que é específico para conexão com a rede da distribuidora.

Gerador fotovoltaico – Sistema normalmente composto por módulos fotovoltaicos, inversores, cabeamentos, proteções e estruturas de fixação capaz de converter a radiação solar em energia elétrica.

Geração centralizada – Forma convencional de geração de energia através de grandes usinas hidrelétricas ou termelétricas. Hoje usinas eólicas e fotovoltaicas de grande porte também compõem o parque gerador brasileiro.

Geração distribuída – Geração de energia junto a carga. Desde 2012 com a entrada em vigor da REN 482 da ANEEL consumidores do mercado cativo têm a opção de compensar o seu consumo de energia com a energia gerada a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição local.

Geração isolada – Também conhecida como off grid é um sistema totalmente a parte do sistema fornecido pela concessionária.

Voltar para o topo


H

Horas de sol pico – É o período normalmente de 10 as 15 horas em que a irradiação solar tem intensidade maior.

Voltar para o topo


I

Inversor solar – Um inversor solar, ou conversor ou inversor fotovoltaico converte a corrente contínua (CC) de saída variável de um Painel Fotovoltaico em uma frequência em corrente alternada ( AC ) que pode ser alimentado em uma rede elétrica comercial ou utilizado por um local , rede elétrica fora da rede. Ex: 110V, 220V ou 380V.

Inversor string – Dispositivo que recebe a energia de vários módulos fotovoltaicos conectados em série ou em paralelo.

Insolação – É a densidade de radiação solar incidente sobre uma área. Normalmente é expresso em watts por metro quadrado.

Irradiação – Energia solar que chega na terra, normalmente medida em quilowatts.

Voltar para o topo


J

Voltar para o topo


K

Kilowatt (Kw) – Unidade que equivale a 1000 watts

Kilowatt-hora (Kwh) – Energia em watts que age no período de uma hora. Kwh é uma unidade de energia; 1Kwh = 3600KJ. É dessa forma que você vê hoje quanto gastou em sua conta de luz. 

Kilowatt-pico (Kwp) – watts-pico é a potência de um sistema ou módulo fotovoltaico sob condições padrões de teste (STC).

Kit de energia solar – Conjunto de equipamentos que compõe o gerador fotovoltaico. Normalmente composto de módulos fotovoltaicos, inversor e estruturas de fixação.

Voltar para o topo


L

Voltar para o topo


M

Módulo Fotovoltaico – Módulo fotovoltaico é o termo técnico e correto do nosso conhecido Painel Solar Fotovovoltaico ou Placa Solar.

Megawatt-hora (MWh) – 1 milhão de watts-hora.

Megawatt-pico (MWp) – 1 milhão de watts-pico.

Memorial descritivo – É o documento que detalha todo o projeto a ser realizado.

Microinversor – Dispositivo ligado a no máximo dois painéis fotovoltaicos e transforma a corrente CC do painel em corrente CA.

Multijunção – Dispositivo fotovoltaico de alta eficiência que possua duas ou mais junções de células.

Voltar para o topo


N

Voltar para o topo


O

Off Grid – Também conhecido como sistema isolado, funcionamento independente da rede elétrica, geralmente utiliza bateria para armazenamento da energia gerada.

O&M – Abreviatura para Operação e Manutenção

On Grid – Também conhecido como grid-tie ou conectado à rede, precisa da existência da rede elétrica local para funcionamento, tendo a produção de energia entregue diretamente a ela.

Otimizador – Dispositivo ligado ao módulo fotovoltaico que otimiza a energia por ele fornecido.

Voltar para o topo


P

Painel Solar – Painel solar refere-se a um painel concebido para absorver os raios solares como fonte de energia para a geração de electricidade ou aquecimento.

Painel Fotovoltaico – Um painel fotovoltaico é um paine, tipicamente composto por 6 × 10 células fotovoltaicas, utilizado para produzir energia elétrica com a luz solar. Painéis fotovoltaicos constituem são parte do sistema fotovoltaico , que gera e fornece energia solar em aplicações comerciais e residenciais.

Parque solar – Sistema de grade escala projetado para fornecer energia a rede elétrica.

Ponto de máxima potência – Ponto onde o sistema alcança o fornecimento máximo de energia.

Potência Ativa – É a total potência do circuito, não é possível ter acesso a essa potência pois existem perdas internas do circuito.

Potência instalada – Capacidade bruta que determina o porte da central de fornecimento é utilizado para fins de fiscalização e regulamentação

Potência Reativa – É a potência que o circuito consome antes de fornecer energia.

PR – Performance Ratio – É o percentual que descreve a relação entre a energia fornecida e a estimada no sistema fotovoltaico.

PV (Photovoltaics) – Fenômeno no qual a luz é convertida em corrente elétrica.

Voltar para o topo


Q

QE – Quantum efficiency – É a taxa de energia absorvida pela célula em comparação a energia solar que atinge o módulo fotovoltaico.

Queda de tensão – Queda muito brusca no valor da tensão em um curto período de tempo.

Voltar para o topo


R

RN482/12: Resolução normativa da ANEEL que dispõe sobre as normas de conexão à rede de geradores de energia renovável (Energia Solar Fotovoltaica, Energia Eólica, Energia de Biomassa e outros). A resolução basicamente cria as regras para você conectar o seu gerador de energia na rede da dsitribuidara e se beneficiar do sistema de compensação de energia.

Radiação solar – Energia emitida pelo sol.

Recarga – Processo no qual energia elétrica é fornecida a uma bateria.

Rede de distribuição – Conjunto de condutores, equipamentos e estruturas que são utilizados para distribuição de energia.

Rede de transmissão – Composto de equipamentos de transmissão que levam informação ou energia de um ponto a outro.

Rede elétrica – É a rede que transmite a energia dos fornecedores aos consumidores.

Voltar para o topo


S

Sistema de compensação de energia – Regulamento em 2012 pela ANEEL, permite que toda a energia que você gere em excesso em sua casa ou empresa seja enviado para a rede de energia da distribuidora. Essa energia injetada na rede é contabilizada e fica como um crédito para que você utilize durante a noite ou em meses que você não produza energia.

Sistema Fotovoltaico – Um sistema fotovoltaico é um gerador de energia projetado para fornecer energia solar utilizável por meio de células fotovoltaicas. Ele consiste de um arranjo de vários componentes, incluindo painéis fotovoltaicos para absorver e converter a luz solar em eletricidade, um inversor solar para mudar a corrente elétrica de CC para CA, bem como a montagem, cabos e outros acessórios elétricos para configurar um sistema completo.

Seguidor solar – Ou tracker ou rastreador solar é um dispositivo que orienta uma carga, muitas vezes o painel solar, na direção do sol.

Sistema autônomo – Sistema off grid é o sistema que não é conectado a rede da concessionária local.

Sistema de armazenamento – Mais utilizado é o banco de baterias, armazena a energia dos painéis solares para ser utilizada quando o painel não está produzindo energia.

Smart grid – Um sistema de energia elétrica inteligente que regula o fluxo bidirecional de eletricidade e informações entre usinas e consumidores para controlar a atividade da rede.

Solar térmico – Utiliza o calor do sol para aquecer fluidos e não gerar energia elétrica.

String – Número de painéis interconectados eletricamente em série.

String-box – É um equipamento que visa proteger o sistema fotovoltaico e seus componentes de curto circuitos e surtos elétricos.

Voltar para o topo


T

Transformador – Equipamento que altera a faixa de tensão que recebe podendo aumentar ou diminuir este valor.

Tensão (V) – É a diferença de potencial entre dois pontos, sua unidade de medida é o Volt.

Tensão de circuito aberto (Voc) – É o valor máximo que a tensão pode alcançar no circuito pois nesse momento não a circulação de corrente.

Tensão de proteção – A tensão de segurança é definida pela NR10 como 50V para CA e 120V para CC.

Tensão na máxima potência (Vmp) – Tensão no ponto máximo da curva IV de um sistema fotovoltaico.

Voltar para o topo


U

Usina fotovoltaica – Sistema fotovoltaico de grande porte destinado a geração de energia elétrica.

Usina solar – Grande estrutura capaz de transformar a energia solar em energia elétrica.

Voltar para o topo


V - W- X - Y - Z


E aí, gostou? 

Esperamos que este material tenha sido útil para você! Ele é vivo e será sempre atualizado! Mas, se quiser saber muito mais sobre energia, acesse o nosso blog e tire todas as suas dúvidas! 

E para entender como você pode ter energia solar na sua casa ou empresa de forma simples, prática, sem investimento em obras e paineis e que gere economia para o seu bolso, clique aqui para saber como nós podemos te ajudar

Voltar para o topo