Conheça alguns fatos relevantes sobre energia solar e como ela pode te beneficiar.

Por que você se interessou em saber o que é energia solar?

Atualmente, uma das razões mais relevantes para alguém procurar saber mais sobre a energia solar reside em um fato que incomoda dez em cada dez cidadãos brasileiros: o alto custo das tarifas de energia elétrica ou, em português mais claro: a conta de luz que não para de aumentar!

Há também quem procure saber sobre ela porque procura uma forma mais sustentável e limpa de consumir energia.

Independente de qual seja o seu caso, que bom que você está querendo saber mais sobre a energia solar, que realmente, tem a possibilidade de diminuir consideravelmente o seu gasto com a conta de energia.

Mas antes de falar disso, que tal explicar o que é a energia solar e como ela pode afetar a sua vida?

Continue lendo que vamos te explicar!

img-energia-barata

 

1.Qual é a definição de energia solar?

A principal característica da energia solar é que se trata de uma energia alternativa, renovável e sustentável, obtida utilizando a luz solar como fonte de energia, podendo ser aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, como:

  • Aquecimento solar
  • Energia solar fotovoltaica
  • Energia heliotérmica

Como o modelo mais conhecido de energia solar é a energia fotovoltaica, que utiliza a luz do sol como fonte de energia, muita gente entende que energia solar e energia fotovoltaica são a mesma coisa.

Mas como acabamos de ver, existem outras formas de energia solar, embora a fotovoltaica seja a mais conhecida.

Agora que você já sabe o que é a energia solar, que tal aprofundarmos um pouco?

Continue a leitura para saber mais a respeito da energia solar.

2. Conheça as características da energia solar:

Existem algumas características da energia solar que são totalmente diferentes da energia elétrica e valem a pena você conhecer, como, por exemplo: 

  • É considerada uma energia limpa, por não gerar resíduos
  • Possui uma fonte de energia gratuita (o sol), por isso gera uma energia mais barata
  • Pode gerar uma economia de até 95% de economia na conta de luz
  • Os equipamentos necessários possuem uma vida útil de mais de 20 anos, com baixa necessidade de manutenção.

E como o calor e a luz solar é uma fonte de energia limpa, que não causa danos à natureza, vem sendo apontada como uma das fontes mais aproveitáveis e promissoras do mundo!

Vale lembrar também que a energia do sol é considerada como inesgotável sob o ponto de vista humano, o que torna seu potencial excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia.

Agora, que tal falarmos da energia solar fotovoltaica?

Você vai perceber que é a que tem mais potencial de interferir na sua vida e no seu cotidiano.

Simule a sua economia mensal de energia

 

3. O que é a energia solar fotovoltaica?

Como vimos anteriormente, é a forma de energia solar que utiliza a luz do sol como fonte de energia, onde a luz do sol é captada por meio de painéis solares, ocorrendo a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

A luz solar é absorvida nas células solares dos painéis, também chamadas fotovoltaicas ou fotoelétricas, feitas de material semicondutor, geralmente cristais de silício.

As partículas da luz solar (fótons), quando entram em contato com os átomos de silício, provocam o deslocamento dos elétrons, gerando assim, uma corrente elétrica, que é usada para carregar uma bateria.

Atualmente, a energia fotovoltaica é a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo e pode ser diretamente convertida em energia elétrica. Ela existe há mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo.

Para quem ainda não é familiarizado, o aproveitamento da energia elétrica em residências e empresas depende das chamadas células fotovoltaicas, montadas dentro de um painel solar, visando proteção e durabilidade do equipamento.

Este painel, por sua vez, será conectado a outros painéis naquilo que chamamos de sistema solar fotovoltaico.

E este sistema é composto por:

  • Paineis solares
  • Inversor solar
  • Sistema de fixação de placas solares
  • Cabeamentos
  • Conectores
  • E outros materiais elétricos padrão

E aí, já está pronto para querer saber mais sobre energia solar?


4. Descubra como a energia solar pode ser uma grande aliada na sua vida!

Se você quiser saber mais, clique aqui e leia um artigo em nosso blog com 5 fatos que você precisa saber sobre energia solar.

E para entender melhor como a energia solar realmente te ajuda a economizar, você pode clicar direto aqui e ver todas as informações em nosso site, inclusive manter contato direto com um especialista, que vai esclarecer todas as suas dúvidas!

Energia solar é o futuro e nós podemos te levar até ele!

Conclusão

O que você achou do artigo?

Esperamos que você tenha gostado e o mais importante: a energia solar está ao seu alcance, com todos os benefícios que você viu aqui.

Você pode clicar aqui para falar com um especialista e descobrir como a energia solar pode ser utilizada na sua casa, na sua empresa ou condomínio.

E depois de dar esse passo para usar uma fonte de energia limpa, sustentável e muito mais barata, você certamente irá passar adiante essa mensagem, para que outras pessoas também possam economizar e contribuir com o nosso planeta!

12502