QUE TAL POUPAR NO FIM DO MÊS? CONFIRA NOSSAS DICAS E VEJA COMO ECONOMIZAR NA CONTA DE LUZ

como-economizar-na-conta-de-luz

Sabemos que quando o fim do mês se aproxima, o bolso costuma apertar – é a época de pagar a maioria dos boletos e faturas, e não é diferente com as despesas de energia elétrica para muita gente. No entanto, é possível reduzir esta despesa. Por isso, estamos aqui para compartilhar com você dicas de como economizar na conta de luz!

Antes disso, vale lembrar que já mostramos aqui no blog como sua fatura é composta e qual o impacto da nova lei sobre o ICMS, que vai tornar sua conta final mais barata. Mas e se você pudesse poupar mais ainda com algumas práticas simples?

Listamos abaixo algumas sugestões que, na prática do dia a dia, podem tornar seu gasto com energia elétrica bem mais leve. Anote aí!

Utilizar lâmpadas de LED

As lâmpadas incandescentes ainda são as mais populares, devido ao preço mais baixo que as demais, mas elas possuem menor tempo de vida útil e maior consumo de energia (e geram mais calor no ambiente). As fluorescentes são uma opção melhor, mas ainda duram menos que as de LED e gastam mais energia.

As lâmpadas de LED são a melhor garantia de economia, pois duram mais que os outros dois modelos e consomem bem menos energia. É um investimento que vale a pena para ter uma economia recorrente no seu imóvel.

Retirar os aparelhos da tomada

Este é um dos casos mais recorrentes de gasto de energia elétrica que acontecem sem que a gente perceba no dia a dia. É quase automático desligarmos a maioria dos aparelhos e deixá-los em stand-by, mas eles continuam consumindo energia enquanto ligados na tomada.

Aparelhos como TV, micro-ondas e computadores podem ser retirados da tomada (desde que devidamente desligados antes) sem prejuízo ao seu funcionamento; a mesma sugestão vale para carregadores de notebooks e celulares.

Entretanto, alguns aparelhos, como geladeiras, devem ser mantidos conectados.

Comprar eletrodomésticos com o selo Procel

O Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) foi criado para combater o desperdício de energia no Brasil. O selo Procel é dado a aparelhos que tenham sua eficiência energética comprovada – ou seja, que funcionam da melhor forma gastando o mínimo de energia necessário.

Portanto, ao comprar um eletrodoméstico como uma geladeira ou um fogão, verifique se este aparelho possui o selo Procel.

Ajustar a temperatura

Ainda falando dos aparelhos da casa, ajustar sua temperatura de acordo com o clima e ambiente é um detalhe que pode fazer toda diferença. Ligado no modo verão, o chuveiro elétrico, por exemplo, consome muito menos energia elétrica; assim, em dias mais quentes, evite deixar sua temperatura no máximo.

Consumir conscientemente

Além de colocar dicas como as citadas aqui em prática, é muito importante o uso consciente de energia elétrica no dia a dia. Apagar a luz de um cômodo que você não está ocupando no momento, não passar tanto tempo no chuveiro e não deixar a porta da geladeira aberta são apenas alguns exemplos de pequenas atitudes que podem te fazer economizar muito.

E claro, quem utiliza a energia solar consegue economizar todo mês e ainda consome energia elétrica de uma maneira sustentável.

Com a Sou Vagalume tem como economizar na conta de luz sem obras e sem investimento. Fale com nosso time!

Quer mais dicas de como economizar na conta de luz?

Preparamos um e-book completo com estas e outras dicas para você economizar todo mês na conta de luz e dar um alívio para o seu bolso!

Baixe agora o E-book

 

E que tal economizar ainda mais? Para isso, desenvolvemos uma planilha perfeita para você organizar suas finanças. Conte sempre com a Sou Vagalume!

12502