O QUE É E ONDE FICA O NÚMERO DO MEDIDOR NA CONTA DE LUZ? SAIBA COMO ELE SURGIU E QUAL SUA UTILIDADE 

onde-fica-o-numero-do-medidor-na-conta-de-luz-medidor-eletronico-00

Entender a conta de luz, muitas vezes, é um desafio para muita gente. Tarifas, impostos, número da instalação, número do medidor na conta de luz, bandeiras tarifárias e custos de iluminação são alguns dos componentes desta que é considerada uma das principais despesas do brasileiro. 

Já contamos aqui no blog um pouco sobre estes elementos: o ICMS na conta de luz e outros impostos; o que é TE na tarifa de energia e o que é (e onde fica) o número de instalação na conta de luz 

O número do medidor na conta de luz se junta a esses atributos e tem um papel importante na identificação (e transparência) da sua fatura. Siga a leitura para saber mais! 

Leia também: Saiba como calcular a conta de luz e Como funciona a compensação de energia solar

O que é o número do medidor? 

Antes de tudo, vale ressaltar o que é o medidor em si. O medidor de luz, ou medidor de energia elétrica, é o aparelho responsável por medir o consumo mensal de energia elétrica em KWh (quilowatt-hora). É o popularmente conhecido relógio de luz. 

Ele funciona por meio do eletromagnetismo, que aciona o disco de consumo para converter a contagem mecânica ou eletrônica dos ciclos que foram atingidos. Quanto mais corrente de carga a bobina eletromagnética receber, maior será o giro mecânico - aumentando o registro no contador. 

De modo geral, o número do medidor na conta de luz refere-se ao número de identificação do aparelho. No entanto, em uso muito comum do termo, o número do medidor na conta de luz também pode se referir ao conjunto de números exibidos no medidor, que informam o consumo mensal da energia elétrica em KWH. 

Como surgiu o medidor de luz? 

O primeiro medidor de quilowatt-hora de corrente alternada foi apresentado ao público em 1899 pelo húngaro Ottó Bláthy, durante a Feira de Frankfurt. Devido ao sucesso, a criação passou a ser comercializada naquele mesmo ano. 

O padrão criado por Bláthy é o que segue, mesmo com a digitalização no século seguinte, sendo aplicado aos medidores de energia elétrica até hoje. 

Quais são os tipos de medidor de luz? 

Existem, basicamente, dois tipos de medidor de energia elétrica, que por sua vez possuem variações quanto a modelos mais novos ou antigos e com pequenas diferenças em termos estéticos. São eles o medidor eletromecânico (analógico) e medidor eletrônico (que pode ser digital). Também são chamados, respectivamente, de medidor de ponteiro e medidor ciclométrico. 

Medidor eletromecânico

onde-fica-o-numero-do-medidor-na-conta-de-luz-medidor-analógico

É o chamado medidor analógico, o tipo mais antigo de medidor (mas ainda muito popular e ativo) que é composto de quatro ou cinco círculos que se assemelham a pequenos relógios de ponteiro. Cada um destes relógios possui um sentido de rotação – horário ou anti-horário – e este sentido geralmente é indicado por uma pequena seta acima de cada “reloginho”. 

Medidor eletrônico

onde-fica-o-numero-do-medidor-na-conta-de-luz-medidor-eletronico

Compreende os diferentes tipos de medidores digitais, e, neles, o número do medidor é exibido em um display e não no formato de relógios. Este medidor é semelhante a um registrador de quilometragem percorrida por um veículo, como aqueles que são vistos nos painéis dos carros. A leitura, portanto, é o número indicado no mostrador. 

Atualmente há modelos ainda mais complexos de medidores eletrônicos, que, por exemplo, enviam as informações sobre o consumo direto para as concessionárias, entre outros parâmetros e funções que podem ser interessantes para os clientes. 

Embora possuam diferenças tecnológicas entre si, ambos tipos de medidor são igualmente funcionais e possuem a mesma finalidade. 

Como fazer a leitura do medidor de luz?  

O leitor do medidor de luz exibe quatro algarismos, que são dispostos, da direita para a esquerda, da seguinte forma: o primeiro número é a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto, o milhar. 

Nos medidores analógicos, deve-se anotar os números mostrados pelos quatro ponteiros pretos dispostos lado a lado. Caso o ponteiro esteja entre dois números, deve-se considerar o número menor.  

É importante levar a disposição descrita acima (das casas de milhar, centena, dezena e unidade) na leitura do medidor analógico. Se, por exemplo, o ponteiro estiver no número 4 no segundo relógio da esquerda, estamos falando de 200 KWh, e não de 2 KWh. 

numero-do-medidor-na-conta-de-luz

Leitura de um medidor analógico. (créditos da imagem: Neoenergia) 

Já no medidor eletrônico, a leitura é feita de forma bem mais simplificada: basta observar o valor disposto no display. 

numero-do-medidor-na-conta-de-luz-eletronico

 

Leitura de um medidor eletrônico. (créditos da imagem: Neoenergia) 

Onde fica o número do medidor na conta de luz? 

Agora que você já sabe o que é o medidor de luz, como surgiu, seus modelos e como deve ser lido, enfim respondemos à pergunta: onde fica o número do medidor na conta de luz? 

O número do medidor na conta de luz geralmente se encontra próximo aos dados de consumo do mês em KWh, com o número do aparelho, da leitura do mês anterior, da leitura atual e a discriminação do gasto total. 

Essa disposição de informações, no entanto, pode ser vista de formas diferentes de acordo com cada distribuidora, como pode ser visto nos exemplos de Cemig (MG), Enel (SP) e Neoenergia (PE) abaixo: 

onde-fica-o-numero-do-medidor-na-conta-de-luz-cemig-01

Número do medidor na conta de luz Cemig: Medição diz respeito ao número do aparelho e, ao lado, os números das leituras do mês anterior e atual 

onde-fica-o-numero-do-medidor-na-conta-de-luz-enel-01

Número do medidor na conta de luz Enel, discriminado em uma tabela com as leituras mensais (anterior e atual) 

onde-fica-o-numero-do-medidor-na-conta-de-luz-neoenergia-01

Número do medidor na conta de luz Neoenergia, destacado em um campo abaixo do histórico de consumo 

Quero saber mais sobre a conta de luz e energia solar

Se inscreva em nossa newsletter, a Vagalume News! Toda segunda-feira você fica por dentro das principais notícias sobre energia solar e tudo aquilo que diz respeito a sua conta de luz.

Quero me inscrever

Quero economizar com a Sou Vagalume

Possui residência ou negócio em Minas Gerais e quer ver sua conta de luz mais barata? Veja tudo em nosso site ou clique na imagem abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital! 

onde fica o numero do medidor na conta de luz

Quer saber mais sobre a Sou Vagalume? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas!  

12502