SAIBA O QUE É (E PARA QUE SERVE) O NÚMERO DA INSTALAÇÃO DA CONTA DE LUZ

numero-da-instalacao-da-conta-de-luz-00

Em alguma ocasião você já deve ter sido questionado por sua distribuidora de energia sobre qual o número da instalação da conta de luz. É muito comum que isto ocorra, por exemplo, quando fazemos uma queixa a respeito de falta de energia elétrica ou de algum tipo de erro na fatura do mês. 

Mas o que é de fato este número, porque foi criado e para que serve, no fim das contas?  

Bom, podemos adiantar que ele é mais que um simples código para saber quem somos – afinal, para isso as distribuidoras já contam com uma infinidade de dados a nosso respeito. Então fica aí que vamos te contar! 

Leia também: Saiba como calcular a conta de luz e Como funciona a compensação de energia solar

O que é o número de instalação na conta de luz?

O número de instalação refere-se à unidade consumidora (os dois termos têm o mesmo significado), ou seja, é um registro único referente a instalação de energia elétrica de um determinado imóvel – seja ele residencial, comercial ou rural. É a “chave” pela qual a sua casa, por exemplo, é reconhecida pela distribuidora. 

É importante ressaltar que número de instalação e número do cliente são coisas diferentes; um mesmo cliente pode ter mais de uma propriedade sendo atendido pela mesma distribuidora.  

Portanto, o número de instalação é o modo direto pelo qual a empresa de energia elétrica pode identificar de que imóvel se trata sua solicitação. 

Para que serve o número da instalação na conta de luz?

Como o número de instalação é usado como a identidade do seu imóvel, a distribuidora consegue, por meio dele, ter acesso a todo seu histórico de registro, faturas, solicitações e reclamações. É por onde é feita a gestão de faturas como um todo. 

Portanto, ele é o dado mais importante no seu relacionamento com a prestadora de serviços de energia elétrica da sua região. 

Onde fica o número da instalação da conta de luz?

Assim como é o caso da TE (Tarifa de Energia), como mostramos no nosso post anterior aqui no blog, o número de instalação, bem como quase todos os componentes da fatura, é mostrado de forma diferente dependendo da região em que você está e da distribuidora (duas distribuidoras de um mesmo estado podem ter faturas bem diferentes, inclusive).  

Abaixo, você pode ver os exemplos da Cemig (MG), Enel (SP), Neoenergia (PE) e Copel (PR) e como são exibidas de forma diferente uma da outra.

numero-de-instalacao-na-conta-de-luz-cemig

neoenergia_celpe_numero-da-instalacao-na-conta-de-luz - Editado

Número de instalação em fatura da Cemig (MG), localizada ao lado direito do número do cliente, assim como da Neoenergia (PE)

 

numero-de-instalacao-na-conta-de-luz-enel

Número de instalação em fatura da Enel (SP), localizada ao lado esquerdo do número de cliente

 

numero-da-instalacao-da-conta-de-luz-copel

Já na Copel, o número de instalação é exibido como “Unidade Consumidora”

Outras informações da conta de luz

Além do número de instalação e número do cliente – dados de identificação do consumidor – a fatura é composta por muitas outras informações, como os tributos e bandeiras tarifárias.  

Parece bastante coisa, mas aqui no blog já mostramos onde o ICMS e demais componentes da fatura se encontram e o que são. Vale a leitura! 

Quero saber mais sobre a conta de luz e energia solar

Se inscreva em nossa newsletter, a Vagalume News! Toda segunda-feira você fica por dentro das principais notícias sobre energia solar e tudo aquilo que diz respeito a sua conta de luz.

Quero me inscrever

Quero economizar com a Sou Vagalume

Possui residência ou negócio em Minas Gerais e quer ver sua conta de luz mais barata? Veja tudo em nosso site ou clique na imagem abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital! 

Quer saber mais sobre a Sou Vagalume? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas!  

12502