SAIBA COMO A TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FUNCIONA E CHEGA ATÉ SEU IMÓVEL

transmissão de energia elétrica

Em algum momento, ao passar em frente a um conjunto enorme de torres cheias de fios elétricos, você deve ter se perguntado como funciona a transmissão de energia elétrica, ou melhor ainda, como essa energia chega, de fato, até sua casa, seu comércio ou propriedade rural.

A rede de energia elétrica se divide nas seguintes etapas: geração, transmissão, distribuição e comercialização.

Aqui no blog já comentamos sobre o que está embutido na conta de luz e como essa transmissão é custeada: você pode ler nossos conteúdos sobre o que é TE e TUSD, quais são os impostos presentes na fatura de energia (como o ICMS) e o que é o Número de Instalação e para que serve, por exemplo.

Agora, como funciona realmente a transmissão de energia elétrica? Nós contamos para você!

O que é transmissão de energia elétrica?

Antes de tudo, é importante entender o que define esse termo. Transmissão de energia elétrica é o transporte de energia elétrica da central geradora (a usina) até as subestações distribuidoras, ou mesmo entre duas ou mais centrais geradoras de energia. Em resumo, é o transporte energético entre o ponto de geração e o de consumo.

A malha de transmissão compõe o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN) e permite que a energia gerada por fontes mais baratas e eficientes possam ser acessíveis a todos os usuários da rede.

Como funciona a transmissão de energia elétrica?

As linhas de transmissão são compostas por tensões e correntes específicas, e o que define sua tensão é a quantidade de energia que ela precisará transportar.

A transmissão tem início com o transporte da energia em alta tensão, que já pode atender diretamente grandes consumidores, e a partir daí, surgem as divisões em tensão menor para atender consumidores menores:

Rede primária de transmissão (linhas de transmissão): É a primeira etapa do “funil de transmissão”. As linhas de transmissão são formadas por fios condutores metálicos suspensos em torres também de metal, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais com alta capacidade isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente há três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, o chamado cabo guarda ou “cabo para-raios”.

A rede primária é responsável por transportar a energia elétrica para o atendimento a grandes centros consumidores e indústrias de grande porte, como fábricas e mineradoras, e mesmo às próprias distribuidoras de energia, como a Cemig.

Rede secundária (subtransmissão): as subestações de transmissão, ou redes de subtransmissão, são aquelas localizadas nos pontos de conexão com geradores, consumidores e as distribuidoras. Nos pontos de conexão com geradores, sua função é elevar o nível de tensão da energia elétrica gerada para centenas de milhares de Volts. Já em relação aos consumidores ou distribuidoras, a função das subestações é o oposto: rebaixar os níveis de tensão para dezenas de milhares de Volts.

Além do transformador, as redes de subtransmissão contam com equipamentos de seccionamento (chaves) para manobras de manutenção disjuntores e outros itens de medição e proteção do sistema - como medidores de tensão, corrente e para-raios.

As redes de substransmissão, portanto, são extensões da rede primária, que possuem a função de regular a tensão da energia para a sequência de seu transporte. São elas que atendem pequenas cidades – levando a casas e comércios locais - e outros tipos de consumidores industriais.

As linhas de transmissão (rede primária) transmitem energia igual ou superior a 230kV (kilovoltz), com critérios definidos pela ANEEL. Já as linhas de subtransmissão, abaixo de 230kV, são operadas pelas transmissoras, de acordo com orientação fornecida pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Portanto, a transmissão de energia elétrica funciona exatamente como um funil entre a ponta geradora (usina) e a ponta consumidora (cliente) para que a energia chegue na medida correta até o seu destino.

Uma residência, por exemplo, geralmente enquadra-se como um consumidor de energia elétrica de baixa tensão. Por isso, a energia que chega até o imóvel passa, primeiro, pela rede primária de transmissão, que carrega “o grosso da eletricidade; quando chega à rede secundária, de subtransmissão, a eletricidade já é filtrada e o que será transmitido, a partir dali, é somente o suficiente para o consumidor.

Como a energia da Sou Vagalume chega até você

Esse sistema também se aplica à energia solar gerada pela Sou Vagalume em nossas comunidades solares.

No nosso caso, o processo de transmissão segue todo o funil: a energia gerada nas fazendas solares é conectada à rede primária de transmissão; passa pela rede de subtransmissão para chegar até a CEMIG. E, então, é levada pela distribuidora até seu imóvel.

Nosso vídeo abaixo explica direitinho como chegamos até você, passo a passo:

 

Que tal fazer sua simulação? Clique aqui e veja o quanto você pode economizar com a Sou Vagalume!

Quero saber mais sobre a conta de luz e energia solar

Se inscreva em nossa newsletter, a Vagalume News! Toda segunda-feira você fica por dentro das principais notícias sobre energia solar e tudo aquilo que diz respeito a sua conta de luz.

Quero me inscrever

Quer saber mais sobre a Sou Vagalume? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas!  

12502