JÁ OUVIU ESSE TERMO E NÃO SABE DO QUE SE TRATA? ENTENDA O QUE É TE NA CONTA DE LUZ, O QUE ELA REPRESENTA E COMO É COBRADA 

o que é te na conta de luz

A fatura da energia elétrica está cheia de termos técnicos que dizem respeito a tudo que é cobrado nela: os impostos, iluminação pública, tarifas e eventuais bandeiras tarifárias (que podem mudar o valor a ser pago se estiverem em vigência no mês em questão, e dependendo do tipo de bandeira). No último mês, falamos aqui no blog sobre o que é ICMS e como é identificado na fatura da Cemig.

Entre os diversos componente da fatura estão as tarifas relacionadas a energia elétrica em si. Você sabe o que é TE na conta de luz? Sabe para quê serve? Siga aqui com a gente que vamos te explicar e exemplificar!

O que é TE na conta de luz

A sigla TE refere-se à Tarifa de Energia Elétrica. Ela reúne todos os valores calculados no que diz respeito a investimentos e operações técnicas para que a energia elétrica possa ser utilizada por você. Ou seja, a TE se refere ao uso da energia em si; é o valor da energia consumida em sua casa mensalmente.

A Tarifa de Energia é determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é cobrada em forma de R$/KWh (reais por quilowatt/hora). Essa tarifa conta ainda com os impostos: ICMS, PIS e COFINS.

Em algumas distribuidoras, como é o caso da Cemig, a TE não é discriminada como Tarifa de Energia, mas sim como “Energia Elétrica” (colocando ela e a TUSD, a Tarifa de Transmissão, como um único custo de energia), compilando todos os custos referentes a energia elétrica em um item só.

Entretanto, é importante compreender que a TE e a TUSD são tarifas diferentes, embora se complementem.

Qual a diferença entre TE e TUSD?

Como dissemos, a TE é referente a tudo que diz respeito ao consumo da energia elétrica propriamente dita. Já a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) é o valor financeiro determinado pela Aneel em R$/KWh referente ao uso do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica. Portanto, ela cobre os custos com as instalações e equipamentos que fazem com que a energia chegue até sua casa.

Logo, a TE e a TUSD se complementam. A primeira cobre os custos do consumo e a segunda, da transmissão. A apresentação separada entre elas é uma medida da ANEEL para trazer maior transparência ao consumidor.

É importante ressaltar que, mesmo no caso das distribuidoras que mostram elas individualmente em sua fatura, você não está pagando duas vezes pela energia elétrica; elas, juntas, compõe a cobrança da energia elétrica.

E o que é a TSEE?

Regulamentada por lei desde janeiro de 2010, a TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) é uma tarifa com valor reduzido, concedida apenas para residências de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social).

Onde encontro a TE na conta de luz?

Varia de acordo com a distribuidora. Nem todas discriminam a Tarifa de Energia como TE na fatura.

De modo geral, ela se encontra em um campo descrito como “Valores Faturados” ou “Descrição do Faturamento”, como pode ser visto no exemplo abaixo, em uma fatura da Enel, distribuidora paulista de energia elétrica.

o-que-é-te-na-conta-de-luz

Exemplo de fatura da Enel: Tarifas de Energia (TE) e de Transmissão (TUSD) são discriminadas separadamente

Quero saber mais sobre a conta de luz e energia solar

Se inscreva em nossa newsletter, a Vagalume News! Toda segunda-feira você fica por dentro das principais notícias sobre energia solar e tudo aquilo que diz respeito a sua conta de luz.

Quero me inscrever

Quer saber mais sobre a Sou Vagalume? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas!  

12502