Se você está pesquisando sobre energia solar, precisa conhecer os benefícios da geração distribuída de energia

A definição de geração distribuída de energia é uma fonte de energia elétrica conectada diretamente à rede de distribuição.

Isso significa que a geração distribuída pode ocorrer com diversas fontes de energia sustentáveis como a energia solar, eólica e também, aquela proveniente de usinas hidrelétricas.

Uma característica importante da geração distribuída é que a energia elétrica é gerada no local de consumo ou próxima a ele.

Em outras palavras, para facilitar o entendimento, podemos dizer que geração distribuída é uma modalidade de geração de energia elétrica caracterizada pela proximidade dos geradores com os consumidores.

E aqui, no caso, estamos falando da energia solar fotovoltaica.

Continue lendo que vamos te explicar!

img-energia-barata

 

1. Como surgiu a geração distribuída de energia no Brasil?

A figura da geração distribuída foi criada em 2004 no Brasil pelo Decreto Lei n. 5163 do Governo Federal, mas não era acessível a todos os consumidores.

Foi a Resolução Normativa n 482/2012 que permitiu o acesso à rede de distribuição de baixa tensão por consumidores comuns, com o objetivo de produzir energia elétrica para autoconsumo.

O que é importante ressaltar é que a geração distribuída é uma estratégia de geração descentralizada, que emprega geradores de pequeno porte e se contrapõe ao modelo de geração centralizada.

2. O que é o modelo centralizado de geração de energia?

Este modelo é caracterizado pelo uso de grandes usinas, sejam elas hidrelétricas ou termelétricas, normalmente distantes dos centros de consumo.

Isso faz com que seja necessário o transporte da energia por linhas de transmissão de longa distância.

Por isso, podemos dizer que a geração distribuída se caracteriza pela presença de pequenos geradores de energia instalados próximos aos centros de consumo ou no mesmo local onde a energia é consumida.

Simule a sua economia mensal de energia

 

3. Conheça as vantagens da geração distribuída de energia

Sob o ponto de vista econômico, ambiental e social, a geração distribuída de energia apresenta inúmeras vantagens:

  • Redução de perdas: com a descentralização da geração, a energia pode ser produzida no próprio local onde vai ser consumida ou perto dos centros de consumo. Desta forma evita-se a necessidade de transportar a energia a longas distâncias, o que reduz perdas e torna o sistema elétrico mais eficiente, além de evitar altos investimentos em linhas de transmissão.
  • Ampliação de investimentos: a geração distribuída incentiva pessoas e empresas a produzir sua própria energia. O investimento é feito com capital próprio ou financiado, evitando que o governo precise investir ou promover leilões demorados e burocráticos para a construção de grandes usinas.
  • Expansão da matriz energética: a geração distribuída permite a rápida expansão da oferta de eletricidade no país, o que leva à redução do custo e ao aumento da disponibilidade de energia elétrica no país.
  • Energia limpa: a geração distribuída incentiva o uso de fontes limpas e alternativas, tornando a geração de eletricidade mais ambientalmente correta.
  • Geração de empregos: Ao incentivar a instalação de centenas de milhares de pequenos geradores de energia elétrica, a geração distribuída pulveriza investimentos, cria empregos locais e movimenta diversos setores da economia, desde a fabricação até a instalação dos sistemas.
É importante dizer que os sistemas fotovoltaicos utilizam o sistema de geração distribuída, normalmente instalados nos telhados de residências ou mesmo nas empresas, que são exemplos de geradores distribuídos, correspondendo a mini ou micro-usinas que geram energia para autoconsumo.

E agora, continue lendo, pois vamos te falar sobre uma vantagem que reflete diretamente no seu bolso!



4. A geração distribuída permite uma energia mais barata

Quando o consumidor opta pela geração distribuída de energia, ele pode se enquadrar em três modelos:

  • Geração de energia local, por meio de placas solares instaladas em um telhado.
  • Autoconsumo remoto, que é quando a geração desse consumidor está em outro endereço, dentro da mesma área de concessão.
  • Geração compartilhada remota, que é quando vários consumidores se unem por meio de consórcios ou cooperativas.

Este último é o foco da Sou Vagalume, que de acordo com uma análise feita pelos sócios desta nova empresa, nesse sistema há uma margem maior a ser capturada.

E isso se reflete diretamente na conta de luz, sendo possível baratear em até 20% o valor que é pago atualmente, sendo que você pode fazer uma simulação clicando aqui.

 

Conclusão

O que você achou do artigo?

Esperamos que você tenha gostado e o mais importante: a energia solar está ao seu alcance, com todos os benefícios que você viu aqui.

Você pode clicar aqui para falar com um especialista e descobrir como a energia solar pode ser utilizada na sua casa, na sua empresa ou condomínio.

E depois de dar esse passo para usar uma fonte de energia limpa, sustentável e muito mais barata, você certamente irá passar adiante essa mensagem, para que outras pessoas também possam economizar e contribuir com o nosso planeta!

12502