NO DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, REFORÇAMOS A IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS E CONSÓRCIOS PARA QUE NOSSA ENERGIA CHEGUE ATÉ VOCÊ

dia-internacional-do-cooperativismo-energia-solar-cooperativas

 

Neste 2 de julho é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é celebrada todo primeiro sábado de julho e é oficialmente reconhecida pela ONU desde 1994, quando foi instituída pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com o objetivo de promover a confraternização de todos que estão ligados ao setor.  

As cooperativas representam uma parcela considerável dos avanços coletivos conquistados ao longo dos anos, sendo responsáveis por descentralizar muitos processos que conhecemos no dia a dia, facilitando o acesso da população a vários bens e serviços. É graças ao cooperativismo, por exemplo, que transportes coletivos e energia elétrica chegaram a diversas partes do país e se tornaram mais acessíveis de modo geral. 

Sabia que é por meio do cooperativismo que conseguimos levar a energia de nossas fazendas solares até você? Nós vamos te explicar. Mas antes, que tal entender melhor o que são cooperativas e consórcios? 

 

O que são cooperativas e como funcionam? 

Cooperativas são organizações formadas por pessoas de um determinado grupo econômico ou social que têm como objetivo desempenhar alguma atividade em benefício comum. São características de uma cooperativa: 

  • Mesma identidade de propósitos e interesses; 
  • Ação voluntária, conjunta e objetiva para a organização da contribuição e dos serviços; 
  • Obtenção de um resultado útil e comum para todos os envolvidos. 

Ou seja, uma cooperativa reúne um grupo de pessoas em torno de uma mesma atividade e objetivo. Existem cooperativas nos mais variados setores: saúde, indústria, educação, rural e em segmentos diversos da sociedade civil. 

O cooperativismo tem como ideal o progresso social alcançado pelo auxílio mútuo, quando pessoas que se encontram na mesma situação buscam, pela soma de esforços em conjunto, garantir condições mais justas e benéficas à sociedade. As cooperativas se diferenciam das associações, pois seu objetivo final não é necessariamente comercial ou de lucro financeiro.

O que são consórcios e como funcionam? 

Consórcios, por sua vez, são iniciativas de autofinanciamento que reúnem pessoas físicas ou jurídicas para facilitar a compra ou assinatura de um bem ou serviço. Em um consórcio, os membros do grupo pagam parcelas periódicas para formar o fundo comum que permite essa aquisição desejada. 

Com essa organização conjunta, os integrantes assinam um plano com um valor já determinado; assim conseguem evitar juros e taxas abusivas. O crédito é dividido entre todos os membros e parcelado por meses suficientes para cobrir o valor integral necessário para se comprar ou assinar o que desejam. 

Um consórcio é criado para proporcionar: 

  • Flexibilidade no uso de créditos; 
  • Melhores opções de prazos e pagamentos; 
  • Recuperação do investimento ao longo do tempo; 
  • Maior poder de compra (devido às facilitações). 

Existem consórcios públicos e privados. Para aderir a um grupo, é necessário assinar um contrato de participação, onde devem estar listadas as regras do consórcio, como objeto, prazo, periodicidade de pagamentos, taxas, entre outros. 

Qual a importância das cooperativas e consórcios para a Sou Vagalume? Entenda como funciona 

A solução que a Sou Vagalume oferece para a economia na conta de luz é viabilizada pela formação de cooperativas e consórcios. Atendemos uma demanda coletiva – energia elétrica mais barata – por meio de um sistema de compensação na tarifa de energia. 

A energia que é gerada em nossas comunidades solares é injetada na rede de transmissão e transformada em desconto na conta de luz para pessoas físicas - via cooperativas - e jurídicas, por meio dos consórcios. Desta forma, não há necessidade de instalação de painéis solares no local de consumo. Chamamos este processo de geração compartilhada remota. 

Ou seja: ao aderir à Sou Vagalume, você entra em um consórcio ou cooperativa, com direito a uma "cota" de acordo com o valor de consumo. Nossa contrapartida já está inclusa em uma parcela desse valor; isso não afeta seu desconto. 

Como pode ver, como dizem, a união faz a força e, neste caso, também pode ajudar seu bolso a pesar muito menos no fim do mês. Se tornando nosso associado, você só tem a ganhar. 

Quero economizar com a Sou Vagalume 

Possui residência ou negócio em Minas Gerais e quer ver sua conta de luz mais barata? Veja tudo em nosso site ou clique na imagem abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital! 

Simule a sua economia mensal de energia

Também é possível aderir aos benefícios da Sou Vagalume por meio de cooperativas parceiras. Se você é um associado Sicoob Crediminas, acesse este link e conheça agora todas as vantagens de ser Vagalume

Ainda tem dúvidas? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas! 

Não deixe de acompanhar nosso blog e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro do mercado de energia solar e tudo a respeito da sua conta de luz. 

12502