Saiba como conviver com a bandeira vermelha e encontrar alternativas para economizar na conta de energia elétrica
Você já deve ter percebido que a sua conta de luz não pára de subir e desde maio deste ano, o cenário pode se agravar ainda mais, em razão da chamada “bandeira vermelha”.
Mas você sabe exatamente do que se trata?
Ou que medidas pode tomar para evitar que a sua conta se torne cada vez mais cara?
Aqui neste artigo nós vamos te explicar e também te dar dicas de como economizar mesmo em bandeira vermelha.

O que é a bandeira vermelha na conta de energia?
Hoje no Brasil existe o chamado Sistema de Bandeiras Tarifárias, dividido da seguinte maneira:
- Verde
- Amarela
- Vermelha 1
- Vermelha 2
São essas bandeiras que acabam determinando se haverá aumento na conta de energia e se baseiam conforme a produção de energia no País.
Inclusive, você pode saber mais sobre como a crise hídrica afeta a produção de energia acessando o artigo (inserir link) que escrevemos em nosso blog.
De forma resumida, podemos dizer que quando a bandeira vermelha é acionada, isso significa que a tarifa de energia se torna cada vez mais alta, logo, a conta de energia ficará mais cara no próximo mês, sendo que a bandeira vermelha 2 aponta um aumento ainda maior!
A má notícia é que o acionamento das bandeiras tarifárias não depende de você individualmente, apenas sinalizam se o custo para a geração da energia foi alto ou baixo e determina a cor da bandeira.
Porém, uma vez que foi acionada a bandeira vermelha, o que você pode fazer é economizar energia para o efeito doer menos no seu bolso.
Por isso, no próximo tópico, vamos dar dicas de como economizar energia em caso de bandeira vermelha.
Continue lendo para conferir e conhecer diferentes formas de como economizar energia!
Os vilões da sua conta de energia
Existem alguns itens que são campeões de consumo de energia elétrica e na bandeira vermelha, eles se tornam ainda mais caros!
Os mais conhecidos são:
- Boiler elétrico;
- Chuveiro elétrico;
- Geladeira;
- Freezer;
- Forno elétrico;
- Aquecedor;
- Ferro de passar roupa;
- Ar-condicionado.
As casas que contam com o boiler elétrico são atualmente as que mais sofrem, pois para manter a água aquecida 24 horas, o consumo de energia é altíssimo!
Nestes casos, o recomendado é usar o chuveiro elétrico, que tem uma potência mais alta que o boiler, mas só é acionado na hora do banho.
E é claro que vale a pena fazer a recomendação de banhos curtos e do uso inteligente da água!
Inclusive, o uso consciente da água além de gerar economia na conta de energia, também é a forma que temos de contribuir para evitar o agravamento da crise hídrica, uma das causas do aumento do custo da energia elétrica.
Dicas para economizar na conta de energia em bandeira vermelha
Para diminuir o efeito da conta de energia em bandeira vermelha no seu bolso, podemos te dar algumas dicas úteis de como economizar no dia a dia.
A primeira delas é no microondas, um eletrodoméstico muito útil e que se usado em períodos curtos, não gera tanto gasto de energia. Porém, se você tem o hábito de usar o microondas para descongelar alimentos, por exemplo, deveria evitar, pois o seu funcionamento consome muita energia.
O ideal é deixar o alimento descongelando na geladeira durante a noite, por exemplo.
Outra dica é para quem possui ar-condicionado e está pensando em trocar o aparelho ou mesmo adquirir um para minimizar o calor do verão.
Se for o seu caso, procure modelos que possuem a tecnologia “inverter”, que evita picos de voltagem, porque mantém constante a temperatura do ambiente, sem precisar ficar ligando e desligando sempre.
Isso gera economia de até 40% no consumo de energia sem que você abra mão do bem-estar de ter um ambiente climatizado.
Falando em trocar eletrodomésticos, sempre que você for fazer isso, procure aqueles com o “Selo Procel A”.
Esse selo certifica que o aparelho é mais eficiente energeticamente, o que significa que precisa de menor energia para funcionar. Ou seja, essa é uma boa certificação para o meio ambiente e para o seu bolso.
Por último, temos uma dica que deixamos para o próximo tópico, que certamente você vai gostar.

Procure saber mais sobre energia solar
Embora existam soluções com energia solar que geram descontos de mais de 80%, nem sempre é uma solução viável, pelos custos de instalação e manutenção de equipamentos.
O que falaremos mais adiante é da possibilidade de fazer parte de uma comunidade solar e ter, sem nenhum esforço, a economia de mais de 20% na sua conta de luz, mediante procedimentos simples!
Aqui neste artigo nós falamos sobre essa fonte de energia limpa que está cada vez mais conquistando os brasileiros e você também pode saber mais a respeito.
A energia solar vem se popularizando nos últimos anos como uma importante fonte de geração de energia elétrica, inclusive em razão dos benefícios que proporciona:
- Sustentabilidade ambiental;
- Redução de custos;
- Durabilidade dos equipamentos utilizados em sua instalação.
E um dos fatores que eram alegados para não usar essa fonte de energia, que era o preço, hoje em dia já não pode mais ser usado.
Conclusão
Esperamos que você tenha aproveitado este artigo com as dicas para economizar em tempos de bandeira vermelha.
Ressaltamos que é muito importante usar a energia e a água de forma consciente, tanto para não pesar no seu bolso, quanto pelo fato de ser uma atitude sustentável.
E fica aqui novamente o convite para ler o nosso artigo sobre energia solar ou, se preferir, clique aqui para descobrir como fazer parte de uma comunidade solar e ter até 12% de desconto na tarifa de energia sem fazer qualquer esforço.
Basta fazer uma simulação da economia que você terá, efetuar o cadastro completo, enviar os documentos e pronto! Em até 60 dias você terá esse benefício em forma de desconto na sua conta de energia.
Fique atento aos nossos canais e mídias sociais para receber mais conteúdos como este. Com a Sou Vagalume, você aprende a economizar energia e ainda paga menos na sua conta de luz!
Cadastre-se também em nossa newsletter para sempre que sair um novo artigo você ser um dos primeiros a saber.
