SEGUNDO ABSOLAR, SETOR FOTOVOLTAICO GEROU CERCA DE 330 MIL EMPREGOS NO PAÍS SÓ NO ÚLTIMO ANO

energia-solar-criou-mais-de-900-empregos-por-dia-absolar-01

A fonte solar fotovoltaica segue em plena expansão no Brasil, sendo protagonista do setor energético no ano passado. De acordo com o mais recente relatório produzido pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), atualizado até o dia 6 de janeiro de 2023, cerca de 330 mil empregos em energia solar foram gerados entre janeiro e dezembro de 2022 – uma média de 900 contratações por dia.

Para se ter ideia do que representa essa marca, em 2021 foram contabilizados 153 mil empregos – menos da metade do último período –, portanto, um crescimento de 116% de um ano para o outro. Em 2020, foram geradas 86 mil oportunidades.

Desde 2012, foram contabilizados ao todo mais de 720 mil oportunidades de emprego no Brasil para se trabalhar com energia solar. Logo, quase metade destes empregos (cerca de 46%) foram gerados só nos últimos doze meses.

Leia também: Energia solar ultrapassa eólica e se torna segunda maior fonte energética do Brasil

 

Outros números da ABSOLAR

Ainda segundo a entidade, desde 2012, a energia solar no Brasil já atraiu mais de R$ 121 bilhões em investimentos; destes, R$ 55,3 bilhões só em 2022. O relatório aponta ainda que, nos últimos doze anos, a fonte solar fotovoltaica já ajudou a evitar a emissão de mais de 33,4 toneladas de CO² na atmosfera.

O estudo ainda traz outras informações relevantes para o setor, como crescimento da matriz, o ranking de potência instalada por estados e municípios e evolução das gerações centralizada e distribuída.

Confira detalhadamente no gráfico abaixo:

energia-solar-criou-mais-de-900-empregos-por-dia-absolarCréditos: ABSOLAR (reprodução)

 

Economize com energia solar. Vem pra Sou Vagalume!

Possui residência, negócio ou propriedade rural em Minas Gerais e quer economizar com energia solar? Saiba tudo em nosso siteou clique no quadro abaixo para entender como você pode reduzir seus custos com energia de forma rápida e 100% digital.  

sou-vagalume

Se tiver dúvidas, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Clique aqui e entre em contato agora!