Se você está pensando em ter energia solar na sua casa, já deve estar pesquisando a respeito. 

E durante essa pesquisa, provavelmente deve ter se deparado com algumas palavras ou termos que não conhece, certo? 

Por isso, queremos facilitar a sua vida e criamos um Glossário não apenas sobre energia solar, mas sobre os tipos de energia renovável, para você ter mais conhecimento sobre o assunto! 

Tomamos o cuidado de não incluir termos excessivamente técnicos que provavelmente não irão te agregar nada, deixando o conteúdo simples e bastante didático. 

Quem sabe não preparamos também um glossário de energia solar, focado especificamente nas questões pertinentes à geração de energia solar e todas as suas modalidades e variações?

Agora aproveite!  

magic book   with the lines and lights with green tree

A 

ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar. Associação que reúne empresas do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta fonte de energia no País.

ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, reúne as empresas e profissionais que trabalham com Geração Distribuída de fontes de energias renováveis.

Agência reguladora – Pessoa jurídica de direito público, normalmente uma autarquia ou outro ente de administração indireta, cuja finalidade é fiscalizar e/ou regular a atividade de determinado setor da economia do país. Um exemplo de agência reguladora é a ANEEL que regula o setor de energia elétrica.

Alta tensão - Unidade de consumo com tensão em faixa superior a 1000V.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem a finalidade de regulamentar e fiscalizar a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica no Brasil.

Arranjo Fotovoltaico – Conjunto de módulos fotovoltaicos conectados em série ou em paralelo que funcionam como uma única unidade de geração de energia solar.


Autoconsumo - Refere-se ao consumo de energia por meio de geração própria instalada (ex: instalação de painéis solares no telhado).

 

Voltar para o topo


Baixa tensão - unidade de consumo com tensão na faixa entre 50 e 1000 V em corrente alternada ou entre 120 e 1500 V em corrente contínua.

Bateria Solar: Bateria especialmente desenvolvida para armazenar cargas de energia solar, e assim possibilitando o uso da energia solar mesmo durante a noite.

Banco de baterias – Conjunto de baterias conectadas em série ou em paralelo, capaz de armazenar energia, disponibilizando-a quando solicitada.

BIPV – Building integrated photovoltaic (PV) ou sistemas fotovoltaicos integrados à construção. Termo que se refere à a integração de módulos fotovoltaicos à construção civil, substituindo materiais convencionais. Exemplo de integração são as fachadas verticais, vidros com células fotovoltaicas integradas, em brises, quebra-sol, ou outros elementos arquitetônicos.

BOS – Balance of System. Componentes de um sistema fotovoltaico excluindo-se os módulos. Exemplos são os cabos, proteções, estruturas.

Voltar para o topo


Célula de energia solar – Uma célula solar (ou célula fotovoltaica) é um dispositivo que converte energia solar em energia elétrica. Conversor de energia solar: Também conhecido como inversor solar, o conversor é responsável por inverter a energia gerada pelos painéis solares de corrente elétrica contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Consumidor cativo – Consumidor de energia elétrica autorizado a comprar energia somente da concessionária que atua na rede a qual está conectado. (Todo mundo que mora em uma casa ou apartamento é um consumidor cativo)

Consumidor livre – Consumidor legalmente autorizado a escolher seu fornecedor de energia, ou seja, é aquele que, atendido em qualquer tensão, tenha exercido a opção de compra de energia elétrica no mercado livre de energia. Na sua maioria apenas grandes consumidores de energia se enquadram nesta categoria. (conforme as condições previstas nos arts. 15 e 16 da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995: Decreto n. 5.163, de 30 julho de 2004 (Diário Oficial, de 30 jul. 2004, seção 1, p.1)

Consumidor de baixa renda – Consumidor residencial atendido por circuito monofásico. A definição consta da Lei 10.438 (2002)

Caixa de junção – Caixa geralmente localizada na parte de trás dos módulos fotovoltaicos onde as células fotovoltaicas são conectadas aos cabos condutores.

Carga instalada – Carga máxima disponibilizada pela concessionária de energia ao imóvel. Pode ser considerada a soma da potência de todos os equipamentos elétricos quando ligados simultaneamente.

Célula fotovoltaica – O menor elemento semicondutor que compõe um módulo fotovoltaico, capaz de converter a luz solar em energia elétrica.

Comissionamento – Conjunto de procedimentos e testes realizados  em um sistema fotovoltaico seguindo as normas, regulações e boas práticas de engenharia. Esse trabalho tem a finalidade de garantir a operação segura e eficiente do sistema.

Compensação de energia - Sistema que permite, por meio de créditos de energia solar, a dedução de valores da conta de luz para quem gera sua própria energia com painéis solares fotovoltaicos.

Concentrador – Um aparato fotovoltaico que conta com um conjunto de componentes ópticos, tais como lentes que tem como finalidade direcionar e concentrar os raios solares em uma célula fotovoltaica de pequena área. A maioria desses concentradores deve ter seguidores solares para receber raios diretos.

Concessionária de energia – Empresa que recebeu a concessão da ANEEL para operar a distribuição de energia em determinada região do território nacional.

CPV – Concentrating photovoltaics, é uma tecnologia que usa lentes ou espelhos para concentrar os raios solares em uma célula fotovoltaica de alta eficiência.

CSP – Concentrating solar power ou energia termossolar, ou energia solar concentrada, é uma tecnologia que usa espelhos para refletir e concentrar os raios solares em receptores que convertem a radiação solar em calor. Essa energia térmica é então usada para produzir eletricidade através de uma turbina à vapor ou de um motor que aciona um gerador.

Voltar para o topo


D

Demanda contratada – Demanda de potência ativa que a distribuidora de energia deve disponibilizar continuamente no ponto de entrega conforme valor e período de vigência do contrato. É expressa em kW e deve ser paga independente da sua utilização.

Descomissionamento – Consiste na desativação e remoção do aparato instalado em determinado local e revitalização do terreno.

Distribuidora de energia – É a empresa que fornece a energia elétrica.

Voltar para o topo


E

Energia Solar – Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável. É a segunda maior fonte de energia da matriz elétrica brasileira.

Eólica - Energia gerada a partir da força dos ventos e com enorme potencial para a geração energética. É produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica. É a terceira maior fonte de energia da matriz elétrica brasileira.

Energia Alternativa – Energia alternativa é qualquer fonte de energia que é uma alternativa ao uso do combustível fóssil.A energia alternativa é a energia derivada de fontes sem as consequências indesejáveis inerentes à utilização de combustíveis fósseis, particularmente as emissões de dióxido de carbono (gás com efeito estufa - um fator importante no aquecimento global).

Efeito fotovoltaico – O fenômeno que ocorre quando fótons, pacotes de energia presentes na luz solar, colidem com elétrons do material semicondutor. Esses elétrons são excitados e fluem em um campo elétrico presente no material semicondutor, dando origem a uma corrente elétrica.

Eficiência – A relação entre a potência fornecida por um material fotovoltaico e a energia da luz incidente no material.

Energia – Capacidade de realizar trabalho. Diferentes formas de energia podem ser convertidas em outras formas, mas a grandeza da energia se mantém a mesma.

Energia alternativa – Energia resultante de fontes naturais que não se depreciam com o uso, como sol, vento e água.

Energia fotovoltaica – Energia obtida pela conversão da luz em energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

Energia limpa – Fonte de energia que em seu processo de produção ou consumo não libera gases ou resíduos poluentes.

Energia renovável – Energia proveniente de recursos que são naturalmente reabastecidos como sol, vento e água.

Espectro solar – Distribuição da radiação eletromagnética emanada pelo sol. As diferentes regiões do espectro podem ser descritas pelo comprimento da onda.

Estrutura de fixação – Estrutura onde são fixados os painéis fotovoltaicos.

Estrutura metálica – Peça metálica normalmente inoxidável onde são presos os módulos fotovoltaicos.

Voltar para o topo


Fazenda solar - Termo geralmente utilizado para descrever um conjunto de painéis fotovoltaicos instalados em um campo ou área rural.

Fotovoltaico – Efeito de conversão da luz em eletricidade usando materiais semicondutores que exibem o efeito fotovoltaico, um fenômeno estudado em física , fotoquímica e eletroquímica. Um sistema fotovoltaico típico emprega painéis solares , compreendendo cada um um certo número de células solares fotovoltaicas , que geram energia elétrica.

Filmes finos – São considerados a segunda geração de células fotovoltaicas. São fabricados através da deposição de camadas de material fotovoltaico sobre um substrato tal como vidro, plástico ou metal.

Voltar para o topo


G

Gerador de energia solar – É um sistema que capta a luz do sol e converte em energia elétrica para ser usada em residências, eventos ou empresas.

GRID-TIE – Termo oriundo da língua inglesa. Significa conectado à rede elétrica da distribuidora. Utilizado comumente para se referir a um sistema fotovoltaico conectado à rede ou um tipo de inversor solar que é específico para conexão com a rede da distribuidora.

Gerador fotovoltaico – Sistema normalmente composto por módulos fotovoltaicos, inversores, cabeamentos, proteções e estruturas de fixação capaz de converter a radiação solar em energia elétrica.

Geração centralizada – Forma convencional de geração de energia através de grandes usinas hidrelétricas ou termelétricas. Hoje usinas eólicas e fotovoltaicas de grande porte também compõem o parque gerador brasileiro.

Geração distribuída – Geração de energia junto a carga. Desde 2012 com a entrada em vigor da REN 482 da ANEEL consumidores do mercado cativo têm a opção de compensar o seu consumo de energia com a energia gerada a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição local.

Geração compartilhada - modalidade da Geração Distribuída que permite o compartilhamento de energia de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (física ou jurídica) que estejam na mesma área de concessão ou permissão, ou seja, atendidas pela mesma distribuidora.

Geração isolada – Também conhecida como off grid é um sistema totalmente a parte do sistema fornecido pela concessionária.

Voltar para o topo


H

Horas de sol pico – É o período normalmente de 10 as 15 horas em que a irradiação solar tem intensidade maior.

Hídrica - Energia obtida por meio da força das águas. É obtida pelo aproveitamento do potencial gravitacional da água corrente (como rios) e de quedas d'água (cascatas e cachoeiras). É a maior fonte energética da matriz brasileira.

Hidrogênio verde - Hidrogênio gerado por meio da energia renovável, sendo uma fonte energética com ampla aplicação e cuja produção não emite gases de efeito estufa.

Voltar para o topo


I

Inversor solar – Um inversor solar, ou conversor ou inversor fotovoltaico converte a corrente contínua (CC) de saída variável de um Painel Fotovoltaico em uma frequência em corrente alternada ( AC ) que pode ser alimentado em uma rede elétrica comercial ou utilizado por um local , rede elétrica fora da rede. Ex: 110V, 220V ou 380V.

Inversor string – Dispositivo que recebe a energia de vários módulos fotovoltaicos conectados em série ou em paralelo.

Insolação – É a densidade de radiação solar incidente sobre uma área. Normalmente é expresso em watts por metro quadrado.

Irradiação – Energia solar que chega na terra, normalmente medida em quilowatts.

Voltar para o topo


J

Voltar para o topo


K

Kilowatt (Kw) – Unidade que equivale a 1000 watts

Kilowatt-hora (Kwh) – Energia em watts que age no período de uma hora. Kwh é uma unidade de energia; 1Kwh = 3600KJ. É dessa forma que você vê hoje quanto gastou em sua conta de luz. 

Kilowatt-pico (Kwp) – watts-pico é a potência de um sistema ou módulo fotovoltaico sob condições padrões de teste (STC).

Kit de energia solar – Conjunto de equipamentos que compõe o gerador fotovoltaico. Normalmente composto de módulos fotovoltaicos, inversor e estruturas de fixação.

Voltar para o topo


L

Voltar para o topo


M

Módulo Fotovoltaico – Módulo fotovoltaico é o termo técnico e correto do nosso conhecido Painel Solar Fotovovoltaico ou Placa Solar.

Mercado Livre - Modalidade que permite a contratação direta entre o consumidor de energia e a geradora ou comercializadora de energia elétrica.

Megawatt-hora (MWh) – 1 milhão de watts-hora.

Megawatt-pico (MWp) – 1 milhão de watts-pico.

Memorial descritivo – É o documento que detalha todo o projeto a ser realizado.

Microinversor – Dispositivo ligado a no máximo dois painéis fotovoltaicos e transforma a corrente CC do painel em corrente CA.

Multijunção – Dispositivo fotovoltaico de alta eficiência que possua duas ou mais junções de células.

Voltar para o topo


N

Voltar para o topo


O

Off Grid – Também conhecido como sistema isolado, funcionamento independente da rede elétrica, geralmente utiliza bateria para armazenamento da energia gerada.

O&M – Abreviatura para Operação e Manutenção

On Grid – Também conhecido como grid-tie ou conectado à rede, precisa da existência da rede elétrica local para funcionamento, tendo a produção de energia entregue diretamente a ela.

ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Otimizador – Dispositivo ligado ao módulo fotovoltaico que otimiza a energia por ele fornecido.

Voltar para o topo


P

Painel Solar – Painel solar refere-se a um painel concebido para absorver os raios solares como fonte de energia para a geração de electricidade ou aquecimento.

Painel Fotovoltaico – Um painel fotovoltaico é um paine, tipicamente composto por 6 × 10 células fotovoltaicas, utilizado para produzir energia elétrica com a luz solar. Painéis fotovoltaicos constituem são parte do sistema fotovoltaico , que gera e fornece energia solar em aplicações comerciais e residenciais.

Parque solar – Sistema de grade escala projetado para fornecer energia a rede elétrica.

Ponto de máxima potência – Ponto onde o sistema alcança o fornecimento máximo de energia.

Potência Ativa – É a total potência do circuito, não é possível ter acesso a essa potência pois existem perdas internas do circuito.

Potência instalada – Capacidade bruta que determina o porte da central de fornecimento é utilizado para fins de fiscalização e regulamentação

Potência Reativa – É a potência que o circuito consome antes de fornecer energia.

PR – Performance Ratio – É o percentual que descreve a relação entre a energia fornecida e a estimada no sistema fotovoltaico.

PV (Photovoltaics) – Fenômeno no qual a luz é convertida em corrente elétrica.

Voltar para o topo


Q

QE – Quantum efficiency – É a taxa de energia absorvida pela célula em comparação a energia solar que atinge o módulo fotovoltaico.

Queda de tensão – Queda muito brusca no valor da tensão em um curto período de tempo.

Voltar para o topo


R

RN482/12: Resolução normativa da ANEEL que dispõe sobre as normas de conexão à rede de geradores de energia renovável (Energia Solar Fotovoltaica, Energia Eólica, Energia de Biomassa e outros). A resolução basicamente cria as regras para você conectar o seu gerador de energia na rede da dsitribuidara e se beneficiar do sistema de compensação de energia.

Radiação solar – Energia emitida pelo sol.

Recarga – Processo no qual energia elétrica é fornecida a uma bateria.

Rede de distribuição – Conjunto de condutores, equipamentos e estruturas que são utilizados para distribuição de energia.

Rede de transmissão – Composto de equipamentos de transmissão que levam informação ou energia de um ponto a outro.

Rede elétrica – É a rede que transmite a energia dos fornecedores aos consumidores.

Voltar para o topo


S

Sistema de compensação de energia – Regulamento em 2012 pela ANEEL, permite que toda a energia que você gere em excesso em sua casa ou empresa seja enviado para a rede de energia da distribuidora. Essa energia injetada na rede é contabilizada e fica como um crédito para que você utilize durante a noite ou em meses que você não produza energia.

Sistema Fotovoltaico – Um sistema fotovoltaico é um gerador de energia projetado para fornecer energia solar utilizável por meio de células fotovoltaicas. Ele consiste de um arranjo de vários componentes, incluindo painéis fotovoltaicos para absorver e converter a luz solar em eletricidade, um inversor solar para mudar a corrente elétrica de CC para CA, bem como a montagem, cabos e outros acessórios elétricos para configurar um sistema completo.

Seguidor solar – Ou tracker ou rastreador solar é um dispositivo que orienta uma carga, muitas vezes o painel solar, na direção do sol.

Sistema autônomo – Sistema off grid é o sistema que não é conectado a rede da concessionária local.

Sistema de armazenamento – Mais utilizado é o banco de baterias, armazena a energia dos painéis solares para ser utilizada quando o painel não está produzindo energia.

SIN - Sistema Interligado Nacional. Responsável pela produção e transmissão de energia elétrica do Brasil, é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte. É constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.

Smart grid – Um sistema de energia elétrica inteligente que regula o fluxo bidirecional de eletricidade e informações entre usinas e consumidores para controlar a atividade da rede.

Solar térmico – Utiliza o calor do sol para aquecer fluidos e não gerar energia elétrica.

String – Número de painéis interconectados eletricamente em série.

String-box – É um equipamento que visa proteger o sistema fotovoltaico e seus componentes de curto circuitos e surtos elétricos.

Voltar para o topo


T

Transformador – Equipamento que altera a faixa de tensão que recebe podendo aumentar ou diminuir este valor.

Tensão (V) – É a diferença de potencial entre dois pontos, sua unidade de medida é o Volt.

Tensão de circuito aberto (Voc) – É o valor máximo que a tensão pode alcançar no circuito pois nesse momento não a circulação de corrente.

Tensão de proteção – A tensão de segurança é definida pela NR10 como 50V para CA e 120V para CC.

Tensão na máxima potência (Vmp) – Tensão no ponto máximo da curva IV de um sistema fotovoltaico.

Voltar para o topo


U

Usina fotovoltaica – Sistema fotovoltaico de grande porte destinado a geração de energia elétrica.

Usina solar – Grande estrutura capaz de transformar a energia solar em energia elétrica.

Unidade consumidora - É a identidade do imóvel registrado na distribuidora de energia. Também referida como número de instalação (forma como costuma aparecer na conta de luz).

Voltar para o topo


V - W- X - Y - Z


E aí, gostou? 

Esperamos que este material tenha sido útil para você! Ele é vivo e será sempre atualizado! Mas, se quiser saber muito mais sobre energia, acesse o nosso blog e tire todas as suas dúvidas! 

E para entender como você pode ter energia solar na sua casa ou empresa de forma simples, prática, sem investimento em obras e paineis e que gere economia para o seu bolso, clique aqui para saber como nós podemos te ajudar

Voltar para o topo